A Escola Salesiana e a Fundação Real Madrid, de Espanha, dão início este sábado, no Mindelo, à terceira temporada do projeto escola sócio desportiva para formação integral de crianças, através do desporto e outras artes.
Trata-se, segundo o diretor da Escola Salesiana, padre João de Brito, de uma parceria entre a Fundação Real Madrid, as Missões Salesianas em Espanha e a Escolas Salesiana do Mindelo, que resultou num projeto “aberto, popular e inclusivo” e que utiliza a plataforma do desporto, através das modalidades futebol e basquetebol, e de outras artes, como os ateliê de teatro, dança e a música, para formar as meninas e os meninos que o integram.
A parceria está a resultar, segundo a mesma fonte, tanto é que este ano regista-se o reforço da comparticipação financeira da Fundação Real Madrid no projeto, que passa de 10 mil euros (1100 contos), no passado, para 13 mil euros (1430 contos), este ano.
A temporada vai de outubro a junho e as previsões da Escola Salesiana apontam para um aumento também do número de crianças, dos sete aos 17 anos, envolvidas no projeto.
“No ano passado tínhamos 80 crianças a frequentar a escola e este ano estabelecemos como teto 120, mas nesta altura inscreveram-se 135 e não rejeitamos ninguém”, explicou padre João de Brito, acrescentando que agora há que arranjar formas de trabalho com os 135 inscritos, pois se o fizeram é porque “há interesse demonstrado” no projeto.
Um outro ganho, e “revelador da confiança” da Fundação Real Madrid na escola mindelense, é o facto de dois professores de Educação Física da escola terem sido convidados para uma semana de formação em Madrid, no mês de fevereiro,
“Que quer dizer que eles querem fazer uma aposta no sentido de identificarem as pessoas que trabalham no terreno com as intuições da Fundação Real Madrid”, concluiu o diretor da Escola Salesiana.
A Fundação Real Madrid é uma organização sem fins lucrativos que objetiva promover os valores do desporto como uma ferramenta educacional e como um fator de integração social.
O seu projeto Escolas Socio-desportivas, que se iniciou em setembro de 2009, já conta com para cima de 150 escolas em mais de 50 países.
Comentários