A seleção de Cabo Verde venceu hoje, na Cidade da Praia, a congénere de Madagáscar por 3-1, repetindo a vitória alcançada em Anatanarivo (4-0), e qualificou-se para a fase seguinte de qualificação para o CAN2013.
Num jogo disputado no Estádio da Várzea, Cabo Verde já vencia por 1-0 ao intervalo, fruto do primeiro de dois golos de Ryan Mendes (Le Havre, França), aos 12 minutos - viria a bisar aos 82, quando elevou o resultado para 3-0.
Antes, aos 55 minutos, Djaniny, reforço do Benfica, tinha feito o segundo. O golo da seleção malgaxe surgiu aos 84 minutos, por Jimmy, que fixou o resultado final.
O jogo no Estádio da Várzea, que desta vez esteve longe de esgotar os 10.000 lugares, foi referente à segunda “mão” da primeira eliminatória de qualificação para a Taça Africana das Nações (CAN2013), a disputar na África do Sul.
Com a qualificação, com um agregado de 7-1, Cabo Verde fica agora a aguardar pelo sorteio da última fase de apuramento, na qual irá defrontar uma das 16 seleções que estiveram presentes no CAN2012, que decorreu em fevereiro de 2012.
Se passar a próxima eliminatória, Cabo Verde qualificar-se-á pela primeira vez na sua história para uma fase final do CAN.
Em declarações à imprensa, e em relação ao próximo adversário, os jogadores cabo-verdianos Fock e Djaniny afirmaram preferir uma seleção menos cotada, tendo ambos desejado enfrentar a Guiné Equatorial, que consideram "a mais acessível" das 16.
A Guiné Equatorial, aliás, está incluída no Grupo B de qualificação africana para o Mundial 2014, a disputar no Brasil, juntamente com Cabo Verde, Serra leoa e Tunísia.
Este mês, e precisamente em dois jogos referentes a qualificação para o Mundial2014, Cabo Verde perdeu na Serra Leoa, por 2-1, e saiu também derrotado, em casa, diante da Tunísia, pelo mesmo resultado.
Após dois jogos - a terceira jornada realizar-se-á apenas em março de 2013 -, Cabo Verde está no último lugar, como zero pontos, num Grupo B comandado pela Tunísia (seis pontos), seguido pela Serra Leoa (quatro) e pela Guiné Equatorial (um).
Comentários