A equipa do Vulcânico derrotou de virada o Botafogo por 2-1, no jogo da abertura da nona jornada, a ultima da primeira volta, e assume, provisoriamente, a liderança da prova com mais um ponto que a Académica, que joga no domingo.

O Botafogo , que superiorizou o seu adversário durante o jogo, marcou primeiro por intermédio de Basy, ainda na primeira parte, na marcação de uma forma irrepreensível um livre à entrada da área do Vulcânico, não dando hipótese ao guarda-redes, Rolando.

A formação do Vulcânico, que só veio assentar o seu futebol na ponta final do desafio, chegou à igualdade também na sequência de uma jogada de bola parada, pois na marcação de um pontapé de canto, Mitchó aparece no segundo poste a marcar o golo que empolgou a formação de Vulcânico que acreditou na vitória.

O golo apontado pelo Victor, na sequência de uma jogada rápida e de bom entendimento, foi porém precedida de dois erros da arbitragem, sendo o primeiro a não marcação de um pontapé de canto contra o Vulcânico e também uma fora de jogo no lance que deu origem ao golo e consequentemente a conquista dos três pontos.

Com esta derrota, a formação do Botafogo ficou mais arredada na corrida ao título, estando a seis pontos do Vulcânico e, em caso de vitória da Académica no domingo, a oito pontos desta formação.

Na segunda partida, disputada no estádio 5 de Julho, na tarde deste sábado, a formação de Juventude voltou a averbar mais uma derrota, a nona consecutiva, ao ser goleada pela formação de Valência por 5-1, sendo que a equipa de Juventude, que ocupa a ultima posição, com zero pontos, é uma das candidatas à despromoção para o segundo escalão.

Nos Mosteiros, a formação de No Pintcha derrotou o Spartak de São Filipe por 3-1, confirmando assim a má temporada da equipa do Spartak, que ocupa a oitava posição da tabela classifica.

A jornada é completada no domingo, com a realização dos jogos Académica – Baxada de Cova Figueira e ABC de Patim – Cutelinho dos Mosteiros.