O A-dos Francos segurou este domingo a liderança da fase de apuramento de campeão do Nacional de futebol feminino, ao vencer na visita ao Clube Albergaria, por 3-1, na quarta jornada.
No Estádio Municipal de Albergaria-a-Velha, a formação visitante colocou-se em vantagem com um golo de Catarina Sousa (12), a equipa da casa empatou antes do intervalo por Jessica Silva (45) e Catarina Sousa completou o “hat-trick” (50 e 90+2) e deu a vitória ao A-dos-Francos.
O jogo foi equilibrado na fase inicial, mas o A-dos-Francos aproveitou uma desatenção da defesa do Clube Albergaria para se colocar em vantagem. Um passe de Cristiana para Catarina Sousa surpreendeu a defesa da equipa da casa e a avançada aproveitou para rematar com força à entrada da área, inaugurando o marcador aos 12 minutos.
A partir do golo sofrido, o Clube Albergaria foi mais pressionante e começou a criar perigo junto da área contrária. Jessica Silva foi a mais informada e teve nos pés o golo do empate quando surgiu isolada na “cara” de Patrícia Morais (21). No entanto, a avançada atirou muito perto do poste.
A equipa do A-dos-Francos ia explorando o contra-ataque, mas sem efeitos práticos, com o Clube Albergaria a manter a sua postura ofensiva.
As anfitriãs viram o seu esforço premiado com o golo do empate. Aos 45 minutos, Jessica Silva rematou à entrada da área, com a bola a embater na trave. Juliana Guedes foi rápida na recarga e cabeceou sem oposição para o golo.
No início da segunda parte, a jogar momentaneamente com dez unidades enquanto Jessica Silva era assistida pela equipa médica, o Clube Albergaria viu a equipa forasteira chegar à vantagem. Catarina Sousa aproveitou um ressalto de bola e surgiu isolada na área, rematando forte e colocado para o seu segundo golo (50).
A partir dos 60 minutos, o Clube Albergaria ficou reduzido a dez unidades, por expulsão de Sara Santos, que depois de ter recebido cartão amarelo protestou com o árbitro.
As equipas ficariam em igualdade numérica quando Catarina Lopes cometeu falta dentro da área ao derrubar Jéssica Silva, recebendo ordem de expulsão. Na transformação da grande penalidade, Catarina Almeida permitiu a defesa de Patrícia Morais (71).
O Clube Albergaria continuou a pressionar o adversário até final, que se remeteu à sua defesa, apostando exclusivamente no contra-ataque. Aos 74 minutos, ficou uma grande penalidade por marcar a favor da equipa da casa, quando Iva cortou a bola com a mão dentro da grande área.
Catarina Sousa completou o seu “hat-trick”, aos 90+2 minutos, com um remate colocado sem hipótese de defesa para Sofia Caleira.
Com este triunfo, o A-dos-Francos segurou a liderança, contabilizando 30 pontos, mais dois do que o Ouriense, que hoje foi vencer ao recinto do Futebol Benfica, por 2-1.