A Alemanha e a Noruega confirmaram hoje o apuramento para os oitavos de final do Mundial de futebol feminino, ao derrotarem a Tailândia e a Costa do Marfim, respetivamente, na última jornada do Grupo B.

As duas equipas europeias, antigas campeãs mundiais, partiam para a última jornada com quatro pontos e a precisar de apenas um para garantirem a presença na segunda fase, com a Tailândia, que tinha três, ainda a sonhar com o apuramento, e a Costa do Marfim afastada da qualificação direta.

Em Winnipeg, no Canadá, a Alemanha, campeã em 2003 e 2007, começou a desenhar o triunfo aos 24 minutos, por Melanie Leupolz.

Já na segunda parte, as germânicas ‘mataram’ o encontro em dois minutos, com dois tentos de Lena Petterman (56 e 58), que nunca tinha ‘faturado’ a nível internacional, cabendo a Sara Daebritz a fechar contagem aos 73.

Com este triunfo, a Alemanha garantiu o primeiro lugar do grupo B, com sete pontos, os mesmos da Noruega, mas melhor diferença de golos, enquanto a Tailândia, com três, mantém algumas esperanças de ser repescada como uma das melhores terceiras classificadas.

Em Moncton, as nórdicas, campeãs mundiais há 20 anos, asseguraram a qualificação com um triunfo por 4-0 sobre a Costa do Marfim, que se despede do seu primeiro Mundial sem qualquer ponto conquistado.

Ada Hegerberg bisou na partida, aos 06 e 62 minutos, e Solveig Gulbrandsen fez o terceiro golo da Noruega, aos 67, antes de Ange Nguessan (71) ter reduzido para as africanas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.