A Dinamarca, 16.ª do 'ranking' FIFA, venceu hoje o Japão, atual campeão do mundo, por 2-1, no Parchal, em Lagoa, no encontro do Grupo C que marcou o arranque da 22.ª edição da Algarve Cup de futebol feminino.

No Estádio Municipal da Bela Vista, a seleção da Dinamarca chegou à vantagem, aos dois minutos, por Sanne Troelsgaard, mas as nipónicas repuseram a igualdade, aos 17, por Kozue Ando. Johanna Rasmussen (58) marcou o tento da vitória das dinamarquesas.

Apesar de as duas formações terem alternado o domínio e o comando do jogo, a turma dinamarquesa foi mais eficaz, concretizando duas das várias oportunidades de golo, ao contrário do Japão que, apenas conseguiu marcar por uma vez.

A formação dinamarquesa abriu o marcador, aos 02 minutos, ao surpreender a turma nipónica num lance rápido de ataque finalizado por Sanne Troelsgaard, que desviou para a baliza fora do alcance da guarda-redes Erina Yamane.

Sanne Kozue (17) repôs a igualdade para as nipónicas ainda antes do intervalo, ao finalizar um lance de contra-ataque, após assistência de Yuki Ogimi.

No segundo tempo, as duas seleções criaram várias oportunidades para se colocarem na frente do marcador, mas foi a Dinamarca a mostrar maior eficácia na concretização, num tento conseguido por Johanna Rasmussen (58), que lhe assegurou a vitória na primeira jornada da prova.

Ainda hoje realizam-se os restantes jogos da primeira jornada da Algarve Cup, incluindo o embate entre Portugal e a França, também do Grupo C, agendado para as 18:00, igualmente no Estádio da Bela Vista, no Parchal.