Estados Unidos, detentor do título, e Japão, atual campeão mundial, empataram hoje 1-1 no encontro que arrancou oficialmente com a 21.ª edição da Algarve Cup de futebol feminino, no Parchal.

No Estádio Municipal da Bela Vista, numa reedição da última final do Campeonato do Mundo, disputada em 2011, a seleção norte-americana chegou à vantagem aos 59 minutos, por Sydney Leroux, mas as nipónicas repuseram a igualdade, aos 82, por Aya Miyama.

Líder do ranking FIFA e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres2012, os Estados Unidos dominaram a partida, mas deixaram fugir a vitória já perto do final, num livre direto de Miyama, num lance com muitas culpas para a guarda-redes Hope Solo.

Antes, a formação norte-americana, que venceu três vezes a Algarve Cup nos últimos quatro anos, tinha chegado à vantagem também com ajuda da guardiã japonesa que, na tentativa de um alívio, atirou a bola contra Leroux, acabando o esférico por seguir para as redes do Japão.

O Estados Unidos-Japão, a contar para o Grupo A, que tem ainda Suécia e Dinamarca, era um dos jogos mais aguardados desta edição da Algarve Cup e levou mesmo muito público ao Estádio da Bela Vista, grande parte adeptos norte-americanos.

Ainda hoje realizam-se os restantes jogos da primeira jornada da Algarve Cup, incluído o embate entre Portugal e Áustria, do Grupo C, agendado para as 15h30, igualmente no Parchal.

A 21.ª edição da Algarve Cup arrancou hoje e termina a 12 de março.