A Suécia, com uma goleada sobre a Finlândia, e a Itália, com uma vitória suada perante a Dinamarca, praticamente garantiram um lugar nos quartos de final do Euro2013 de futebol feminino, na segunda jornada do Grupo A.
Em Gotemburgo, a seleção sueca, que conquistou pela única vez a competição em 1984, “esmagou” a Finlândia, com Fischer (15 e 36 minutos) e Schelin (60 e 87) a bisarem na partida, enquanto Asllani também inscreveu o seu nome na lista das marcadoras, aos 38.
Com este resultado, a Suécia assumiu a liderança do Grupo A em igualdade pontual com a Itália, que surpreendeu a Dinamarca com um triunfo por 2-1.
Em Halmstad, a Itália rapidamente garantiu dois golos de vantagem na segunda parte, com remates certeiros de Gabbiadini e Mauro, aos 55 e 60 minutos, mas Brogaard reduziu, aos 66.
Até final da partida, a Dinamarca “amarrou” a formação italiana na sua zona defensiva e criou várias oportunidades para empatar, mas nunca conseguiu bater a guarda-redes Marchitelli.
Numa competição em que os dois terceiros melhores classificados do grupo também se apuram para os “quartos”, só um desastre na última jornada poderá impedir Suécia e Itália de seguirem em frente.
No domingo, a Alemanha, detentora do título, defronta a Islândia, enquanto a Noruega enfrenta a Holanda, em jogos do Grupo B.