Este órgão federativo reúne-se hoje, em Lisboa e só ele tem competência para “decretar ou levantar” os impedimentos legais que até agora inibiram o Boavista de inscrever jogadores e, deste modo, formar um plantel para a época 2009/10.

Um membro da SAD axadrezada, órgão que tutela o futebol profissional, desloca-se hoje a Lisboa justamente com o objectivo de acompanhar de perto essa reunião.

“Vamos ver e esperar”, disse à Agência Lusa fonte axadrezada, sem, porém, esclarecer, se já tinha garantido a suspensão dos cerca de 20 impedimentos que se atravessaram no caminho do clube.

Os dirigentes boavisteiros preferiram remeter-se hoje ao silêncio sobre este assunto, isto depois de na véspera alguns dirigentes terem sugerido que o problema estava em vias de resolução.

O problema levou o Boavista a desenvolver contactos intensos com ex-jogadores, técnicos e clubes responsáveis pelos já referidos impedimentos, para que estes sejam suspensos.

O axadrezados têm jogo marcado com o Tirsense para quarta-feira e, de acordo com o regulamento federativo, podem inscrever jogadores até segunda-feira, sejam eles profissionais ou amadores, para disputar esse encontro relativo ainda à primeira jornada do Nacional da 2º Divisão.

Mas a inscrição só será possível se o CD na sua reunião de hoje, levantar os tais impedimentos, que dizem respeito a salários e outras verbas que os axadrezados devem desde há vários anos.

Se tal não acontecer, o Boavista terá falta de comparência nesse jogo, sendo-lhe aplicada derrota mas dispõe ainda assim de uma última oportunidade para tentar resolver o seu problema.

Uma segunda falta de comparência consecutiva (ou três intercaladas) implica baixa automática de divisão, suspensão por duas épocas e multa de 2.500 euros.