O Boavista, que deverá ser reintegrado na I Liga em 2014/2015, estreia-se na Série C do Campeonato Nacional de Séniores no terreno da União Desportiva Sousense, ditou hoje o sorteio realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O novo formato do terceiro escalão nacional vai aglutinar a II e III divisões e arranca a 28 de agosto, data da jornada inaugural da primeira fase.

Na época 2013/2014, o Boavista disputará o novo Campeonato Nacional de Séniores, na Série C, onde também ficou integrado o Freamunde, um dos despromovidos da II Liga, e o “histórico” Salgueiros 08.

A 29 de junho, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a FPF assinaram um protocolo sobre o alargamento dos campeonatos profissionais, permitindo a reintegração no escalão principal do Boavista, despromovido em 2008 na sequência de atos de coação a árbitros.

No entanto, o aumento de 16 para 18 clubes no principal campeonato na época 2014/2015 permanece condicionado à integração dos "axadrezados".

O Vitória de Guimarães B, que também “caiu” ao terceiro escalão nacional, começa esta campeonato com uma visita ao Tirsense, na Série B.

A Naval 1.º de Maio, que não cumpriu os requisitos de inscrição na II Liga, disputará esta época a Série E, iniciando a campanha nesta temporada com a receção ao Sourense.

O novo Campeonato Nacional de Séniores começa por ser disputado por uma primeira fase com oito séries, a duas voltas, de 10 equipas. Passam para a fase seguinte os dois primeiros de cada agrupamento.

Os 16 clubes apurados para a segunda fase serão repartidos em dois grupos, de oito equipas cada, também a duas voltas. Os vencedores de cada agrupamento são promovidos à II Liga, enquanto a terceira vaga será disputada num “play-off” entre os segundos classificados.

Em 2014/2015, a II Liga será disputada por 24 clubes, mais dois que nesta temporada.