Onze épocas depois de terem caído da Primeira Liga por via administrativa, o Estrela da Amadora voltou, este domingo, aos campeonatos nacionais de futebol.
Os tricolores da Reboleira venceram o Fontaínhas dos Açores por 2-1, em jogo da ronda inaugural da Série G do Campeonato de Portugal, o terceiro escalão do futebol nacional. Curiosamente, o Fontaínhas é treinado por Francisco Agatão, um dos jogadores que estava no Estrela da Amadora quando este venceu a Taça de Portugal em 1990.
Nos Açores, a formação orientada por Rui Santos foi para o intervalo a vencer por 1-0, graças a um golo de Yuran Fernandes. O Fontaínhas ainda empatou mas Ronald Murillo deu a vitória ao Estrela da Amadora perto do final.
Além da vitória nesta dura caminhada rumo aos campeonatos profissionais, o Estrela da Amadora teve direito a público nas bancadas. As autoridades sanitárias autorizaram a presença de 210 adeptos nas bancadas do Campo Municipal Dr. Durval Monteiro, em Praia da Vitória.
Este novo Estrela da Amadora nasceu da fusão entre o Clube Desportivo Estrela (antigo Estrela da Amadora Clube de Futebol) com o Club Sintra Football, algo que permitiu ao clube estar no Campeonato de Portugal. Renasceu com o nome Club Football Estrela da Amadora, recuperou o emblema antigo, e tem um projeto de voltar à Primeira Liga em três anos.
De recordar que o clube declarou falência em 2009, foi considerado insolvente um ano depois e em 2011 foi extinto, após descer de divisão por via administrativa. Os vários problemas financeiros como dívidas a fornecedores, ex-jogadores, Finanças, Segurança social e funcionários estiveram na origem do desaparecimento do emblema da Reboleira.
No seu historial, o Estrela da Amadora conta com 16 presenças na divisão maior do futebol português. O melhor que conseguiu foram dois sétimos lugares nas épocas 1993/94 e 1997/98.
Comentários