“O segredo tem passado por encarar os jogos de forma organizada e com respeito pelos adversários e, depois, pôr em prática a união, disciplina e rigor que têm feito com que a equipa alcance as vitórias”, revela à Agência Lusa o treinador da equipa alentejana, Carlos Vitorino.

O Estrela Futebol Clube, que disputa a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Évora, soma 17 vitórias para o campeonato e quatro para a Taça Distrito de Évora, estando apurado para a final desta competição.

Com 17 jogos no campeonato, a equipa alentejana tem o impressionante registo de 51 golos marcados e 10 sofridos, tendo mais 11 pontos do que o segundo classificado, o Monte do Trigo, mas com menos um jogo disputado.

Recusando apelidar a sua equipa como “perfeita”, Carlos Vitorino diz que “o ponto forte do Estrela é a organização colectiva”, porque “consegue ter nos processos defensivo e ofensivo uma capacidade de jogo para jogo que corresponde àquilo que se pretende”.

Mas, “nem todos os encontros correm da forma desejada”, garante, admitindo que nos jogos em campos pelados “a atitude e a concentração são de uma exigência maior e nem sempre a equipa tem essa facilidade”.

“É uma equipa que gosta de jogar à bola num campo com relva natural ou sintética, porque permite dar uma maior qualidade ao seu jogo”, considera o técnico.

Com a subida aos campeonatos nacionais tão perto, Carlos Vitorino tem ainda como objectivo a conquista da Taça Distrito de Évora e manter a invencibilidade da sua equipa, mas adverte que é necessário “existir um espírito de querer ganhar os jogos todos”.

“Todos os adversários não vão querer jogar com o Estrela de forma normal. Vão querer jogar de forma mais ambiciosa, à procura do nosso primeiro deslize”, alerta, mostrando-se determinado em manter o rumo das vitórias.

O jogador Miguel Pimenta partilha da determinação do treinador e garante que a equipa “não tem nenhum segredo” para conquistar as vitórias, tem sim “muita força de vontade”.

“Tem sido fácil, porque nós o tornamos fácil”, sublinha.

No jogo de domingo, em Viana do Alentejo, com o Sporting local, a contar para a 18.ª jornada do campeonato, o Estrela estava em vantagem (0-2), mas a chuva forte e o granizo interromperam a partida aos 77 minutos de jogo.

Os últimos 13 minutos do encontro vão cumprir-se na sexta-feira à noite