Joris Kayembe chegou ao FC Porto em 2013/14, em final de contrato com o Standard Liège, como um verdadeiro desconhecido. Mas depois de um período de adaptação no seu primeiro ano em Portugal, começa agora a dar nas vistas na equipa B, tendo mesmo sido chamado à seleção de sub-21 belga.

O futebolista de 20 anos atuou maioratariamente como extremo ao longo da sua carreira. No entanto, Julen Lopetegui aconselhou o esquerdino a recuar no terreno, para a posição de lateral esquerdo. Os resultados têm sido positivos e até o próprio jogador concorda com a mudança de posição.

"Nesta temporada, o treinador decidiu colocar-me como lateral esquerdo. Ele acompanha-me bastante e disse-me que posso ser o futuro Jordi Alba [lateral esquerdo da seleção espanhola e do Barcelona]. Inicialmente tive dificuldades, claro, mas estou a gostar porque tenho mais espaço pela frente", revelou à imprensa belga.

Kayembe está agradado com a mudança e vê com bons olhos a alteração do seu posicionamento em campo, uma vez que isso lhe dará mais hipóteses de chegar à formação principal dos "dragões".

"Vejo-me a fazer carreira como lateral e é uma posição mais acessível no FC Porto. Temos grandes jogadores na frente e mais espaço livre atrás", acrescentou ainda.