A Serra Leoa foi desqualificada da fase de grupos de apuramento para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2019, depois de já ter siso suspensa pela FIFA, anunciou hoje a Confederação Africana de Futebol (CAF).

“A Serra Leoa foi desclassificada da fase de qualificação [para a CAN2019] e todos os seus jogos foram anulados”, anunciou a CAF, em comunicado publicado no sítio oficial na Internet, esclarecendo que o grupo em que a Serra Leoa estava incluída passará a ser composto por apenas três seleções.

O Quénia, com sete pontos, e o Gana, com seis, asseguram desde já o apuramento para a fase final da CAN2019, quando ainda falta disputar um jogo entre os dois países para decidir o vencedor do grupo F, que também conta com a Etiópia, com um ponto e sem hipóteses de apuramento.

As razões da desqualificação não foram reveladas, mas o país africano já tinha sido suspenso pela FIFA, por suspeitas de corrupção, manipulação de resultados e falta de liderança na Federação de Futebol da Serra Leoa (SLFA).

No início de outubro, a CAF tinha cancelado dois dos jogos de qualificação da seleção serra-leonesa, diante do Gana, devido ao diferendo entre o governo local e a FIFA.

A decisão do organismo continental foi tomada três dias após a organização da CAN2019 ter sido retirada aos Camarões, por atrasos na construção de infraestruturas para acolher a competição, tendo sido criado um gabinete para “determinar um novo país organizador até ao final do ano”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.