Nathan Baker, defesa central dos ingleses do Bristol City, deu por terminada a sua carreira no futebol, aos 31 anos, depois de ter sofrido uma grave lesão na cabeça em novembro de 2021 frente ao Sheffield United. Na altura o jogador foi de imediato transportado para o hospital com uma concussão cerebral e foi hospitalizado por 24 horas, seguindo-se nove meses de tratamento e exames.

O central inglês fez vários testes nos últimos meses para tentar recuperar e voltar a competir mas os médicos aconselharam-no a parar já que um possível regresso aos relvados "representaria riscos significativos na sua saúde".

O anúncio foi feito pelo próprio Nathan Baker, numa mensagem publicada nos meios de comunicação do Bristol City, clube que o defesa representava desde 2017.

"O futebol tem sido uma parte gigante da minha vida desde muito jovem, e esta não foi uma decisão fácil de tomar, mas preciso de aceitar os conselhos que recebi da equipa médica. É triste pensar que não vou voltar a jogar, vou sentir falta de tanta coisa. Dos meus colegas de equipa, das amizades que fiz, de uma boa interceção! Mas preciso de colocar a minha saúde e família em primeiro lugar. Quero agradecer a todo o staff do Bristol City por terem feito tudo o que podiam por mim ao longo deste tempo. E quero agradecer também aos adeptos, que me apoiaram durante toda a minha carreira no Bristol City e no Aston Villa. Sinto-me grato e sortudo por ter tido a oportunidade de ter jogado por grandes clubes e por ter representado o meu país. São memórias que vão ficar comigo para sempre", pode-se ler na mensagem deixada por Baker.

O diretor-executivo do Bristol City, Richard Gould, lamentou a retirada do jogador, mas expressou “total apoio à decisão dos peritos clínicos para evitar qualquer risco futuro para a sua saúde”.

O emblema que milita no Championship explica que Nathan Baker não tem nenhum problema neurológico ou cognitivo, mas vai ser monitorizado pelos médicos no futuro.

Baker representou as seleções jovens de Inglaterra nos sub-19, sub-20 e sub-21. O central começou a sua carreira no Aston Villa, tendo representado ainda Lincoln City e Millwall antes de rumar em definitivo ao Bristol City, em 2015, primeiro por empréstimo e depois finalmente transferido.