Nuno Espírito Santo falou sobre a experiência de treinador num texto na primeira pessoa escrito no início de abril para o site 'The Coache's Voice', recuperado este domingo pelo "The Guardian" na sequência da subida do Wolverhampton à Premier League.

A passagem pelo FC Porto, na última época, foi tema em destaque.

"Aprendi muito na minha passagem por lá [FC Porto]. Primeiro de tudo, que um empate não é algo que se possa encarar como positivo. Como treinador, isso faz-te crescer. Tens de ganhar todos os jogos, e trabalhas 24 horas por dia nesse sentido. Nada mais acontece na tua vida. Não podes relaxar. Não podes. Tudo é sobre ganhar, e isso estimula-te e torna-te mais forte", escreveu Nuno Espírito Santo.

O treinador dos 'wolves' confessa que está a aprender a desligar-se do futebol, depois de duas épocas no Valência e no FC Porto.

"É difícil, mas fazes melhor quando tens as ferramentas que te ajudem a desconectar. Estou nesse processo. Consigo desligar-me às vezes, e só pensar na vida. Mas no ano passado e no ano antes desse não foi assim. Isto vem com o tempo", refere.

Pelo meio, elogios a Mourinho. "Aprendi muito com os treinadores com os quais joguei. No Porto, com o José Mourinho, ganhamos tudo com um grupo fantástico de jogadores. O Mourinho construiu aquilo. Ele fez-nos ter sucesso, ganhar tudo. Isto tem um grande impacto", sublinha.