A seleção das Honduras assegurou na terça-feira a terceira vaga da zona CONCACAF para o Mundial de futebol de 2014, ao empatar 2-2 com a Jamaica, enquanto o México vai disputar um “play-off”.
Os hondurenhos entraram nesta última jornada da fase de apuramento a necessitarem apenas de um empate na Jamaica para garantirem um lugar no Brasil, numa zona em que as seleções dos Estados Unidos e da Costa Rica tinham já assegurado a sua qualificação.
Esta é a terceira vez que a seleção hondurenha vai marcar presença num Mundial, a segunda consecutiva, depois da participação no Mundial de 2010, disputado na África do Sul, e no Espanha82.
Perante uma Jamaica já afastada da luta, as Honduras não facilitaram e chegaram ao intervalo a vencer por 2-1, tentos de Carlos Costly (02 minutos) e de Maynor Figueroa (33), contra um golo de Jorge Juarez (03), na própria baliza.
Os jamaicanos ainda colocaram algum suspense na partida, quando igualaram aos 59, numa grande penalidade convertida por Rodolph Austin, mas o resultado não voltou a sofrer alterações até final, permitindo aos hondurenhos assegurarem a qualificação.
Sem grandes esperanças de poder “roubar” o terceiro lugar às Honduras, o México jogou para manter o quarto posto e a possibilidade de ainda se apurar num “play-off” intercontinental com o vencedor da zona Oceânia, a Nova Zelândia.
No entanto, os mexicanos apenas asseguraram o quarto posto graças a uma ajuda dos Estados Unidos, que derrotaram o Panamá com golos já nos descontos.
A seleção mexicana necessitava apenas de um empate na Costa Rica para assegurar o lugar, mas acabou derrotada por 2-1, pelo que precisava que o Panamá não vencesse os norte-americanos.
Um golo de Luis Tejada, aos 84 minutos, deixou por momentos os panamenhos com um “pé” no “play-off”, mas a equipa liderada pelo técnico alemão Jurgen Klinsmann ainda deu a volta ao marcador, com tentos de Graham Zusi (90+1) e de Aron Johannsson (90+2), acabando com as esperanças do Panamá.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.