Argentina e Colômbia apresentaram uma candidatura conjunta para organizarem a Copa América-2020, informou a CONMEBOL após uma reunião do Conselho do organismo em Miami, esta quarta-feira (13).

A CONMEBOL reiterou seu veto a que o evento continental do próximo ano seja disputado nos Estados Unidos.

A organização, que reúne dez federações da América do Sul, defendeu, em comunicado, que o seu Conselho aceitou "a candidatura de Argentina e Colômbia como sedes conjuntas para a edição de 2020 da Copa América". Os dois países ficam a cerca de 7.000 km de distância um do outro.

Além disso, esclareceu que a iniciativa está "sujeita à apresentação de uma proposta detalhada por parte das associações integrantes sobre a estrutura e organização do torneio".

Se a proposta for concretizada, será a primeira vez que esta prova da América do Sul será organizado em duas sedes, e entre países tão distantes.

A CONMEBOL, que se reuniu separadamente do encontro do Conselho da FIFA em Miami, voltou a não apreciar a proposta da Federação americana de receber a edição de 2020 da Copa América em território americano.

A entidade sul-americana tinha convidado a CONCACAF a participar das edições de 2020, 2024 e 2028, mas a outra confederação do continente americano recusou o convite.

A Copa América-2019 será disputada entre 14 de junho e 7 de julho no Brasil, com a participação das dez seleções da CONMEBOL, além de Japão e Catar como convidados.

- De quatro em quatro anos -

A CONMEBOL foi autorizada pela FIFA, em outubro de 2018, a que a Copa América seja disputada nos anos pares a partir da edição de 2020, e que seja jogada a cada quatro anos para que coincida com os Europeus de futebol sénior.

Não foram adiantados detalhes da organização do evento entre dois países tão distantes. Mas, segundo relatos da imprensa argentina e colombiana, o torneio seria dividido em três grupos: dois na Argentina e um na Colômbia. Cada país receberia uma semifinal e a final seria em Buenos Aires.

A Argentina organizou a sua última Copa América em 2011, enquanto que a Colômbia em 2001.

Se a proposta, que será votada antes da Copa América no Brasil, for levada adiante, será a segunda vez que a competição será organizada em anos consecutivos. Em 2015 o torneio foi realizado no Chile e em 2016 nos Estados Unidos.