Lionel Messi disse que a Argentina está em boas condições para enfrentar o Brasil, depois de conseguir nesta sexta-feira avançar para as meias-finais da Copa América ao vencer por 2-0 a Venezuela e afastar as dúvidas que rondavam a sua seleção após uma campanha mediana na primeira fase.

Questionado sobre o duelo entre as duas superpotências do continente na terça-feira no Mineirão, em Belo Horizonte, Messi declarou: "É difícil dizer quem é favorito entre Argentina e Brasil, e ainda mais nesta Copa América, onde qualquer seleção pode vencer".

"Temos respeito por eles, sabemos o que o Brasil significa. Mas mesmo jogando em casa, eles têm se desgastado muito, a qualificação foi difícil. Mas o Brasil tem jogadores que desequilibram", acrescentou o craque.

E depois de conseguir vencer a Venezuela na melhor partida da Albiceleste no torneio, Messi advertiu: "Nós chegamos bem para poder enfrentar o Brasil, mas temos que estar muito concentrados".

Messi, que já tinha reclamado do estado do relvado da Arena do Grêmio, em Porto Alegre, criticou também o do Maracanã, onde disputou a partida dos quartos de final nesta sexta: "Os terrenos de jogo realmente são muito difíceis, não favorecem o bom jogo. Juntam muita gente no meio e para sair disso tem que se jogar rápido e com esses relvados não dá, não se consegue conduzir. (...) A bola salta para todos os lados, mas é igual para todos".

O camisa 10, que procura o seu primeiro título vestindo a camisa da Albiceleste, surpreendeu ao fazer uma autocrítica: "O meu nível não está a ser o melhor. Não estou a jogar como esperava. Mas, como disse, não se pode jogar muito, para atacar, fazer algo diferente, junta-se muita gente na frente também. Mas o importante é que vencemos, temos que seguir."

Apesar disso, o jogador do Barcelona destacou que "há um grupo de jovens jogadores muito bom, que vai além do lado futebolístico" e que "a nível humano foi montado um grupo muito lindo".

Questionado sobre o técnico Lionel Scaloni, Messi afirmou que "o vê muito unido com sua equipa técnica e connosco. Temos um objetivo e vamos juntos de mãos dadas".

Sobre a partida contra a Venezuela, Messi destacou que foi um duelo "muito completo, defensivamente não tivemos problemas e a equipa esteve muito firme o tempo todo".

"Não cedemos espaços quando eles partiram para cima. Ficámos unidos e esperámos a oportunidade para poder sair rápido", acrescentou.