O Barcelona praticamente garantiu hoje um lugar na final da Taça do Rei de Espanha em futebol ao golear o Valência por expressivo 7-0 na primeira mão das meias-finais, na qual a humilhação podia ter sido ainda maior.
Com ‘póquer’ de Luis Suárez (07, 12, 83 e 88) e ‘hat-trick’ de Lionel Messi (29, 59 e 74) desenhou-se o resultado num jogo em que Neymar fez esbarrar um penalti no poste (45+3), minutos depois de a ‘pulga’ também ter atirado ao ferro.
O pesadelo do Valência começou em perda de bola a meio-campo do português André Gomes (João Cancelo também foi titular e Ruben Vezo entrou após o intervalo), com o brasileiro Neymar a galgar muitos metros e a desmarcar o uruguaio Luis Suárez, que atirou cruzado, ficando a sensação de que o guarda-redes australiano Mathew Ryan podia fazer melhor.
Apenas cinco minutos depois, Vidal cruzou atrasado para a entrada de Suárez, que assim ‘bisou’ numa primeira parte em que o adversário se limitou a correr atrás da bola, tentando acudir aos buracos que a genialidade dos catalães abria na defesa.
Messi fez o seu primeiro em combinação de Iniesta com o calcanhar de Neymar, sendo também da sua responsabilidade o 4-0, desta vez a aproveitar a ‘boleia’ do toque habilidoso de Suárez para passear pela defesa e atirar a contar.
A equipa de Luis Enrique serenou o ritmo na etapa complementar, na qual o Valência já jogava com 10 por expulsão do central alemão Mustafi no penalti no fim da etapa inicial, mas nunca perdeu o total controlo do desafio e foi assim que Messi (74) recuperou uma bola na área contrária e atirou para o golo.
O Barcelona continuava a ser avassalador e mais audaz na disputa da boa e, aos 83, Suárez também fez o terceiro, com golo de cabeça, ao segundo poste, a corresponder a cruzamento de Adriano: teve ainda tempo para o quarto tento pessoal em remate sem oposição.
A segunda mão realiza-se a 10 de fevereiro, sendo que na outra meia-final o Sevilha recebe quinta-feira o Celta de Vigo.
Comentários