O Empoli qualificou-se hoje pela primeira vez para as meias-finais da Taça de Itália de futebol, ao surpreender a Juventus, detentora do troféu e recordista de êxitos, no desempate por penáltis (4-2), após 1-1 no tempo regulamentar.

No último jogo dos ‘quartos’, em Turim, os pontapés falhados pelo sérvio Dusan Vlahović, ao rematar por cima, e pelo turco Kenan Yildiz, que atirou para defesa do guarda-redes Devis Vasquez, fizeram a diferença a favor do 18.º e antepenúltimo colocado da Serie A.

Antes, o Empoli já se tinha colocado em vantagem com um golo do marroquino Youssef Maleh (24 minutos), mas o francês Khéphren Thuram (66), após fintar o escocês Liam Henderson com um toque de calcanhar, igualou para a Juventus, quarta do campeonato.

Num duelo em que não utilizaram o internacional português Renato Veiga, por lesão, os anfitriões lançaram Francisco Conceição na última meia hora e fizeram estrear aos 84 minutos o reforço Alberto Costa, oriundo há quase dois meses do Vitória de Guimarães.

Uma semana depois de ter sido afastada pelos neerlandeses do PSV Eindhoven no play-off de acesso aos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, a ‘vecchia signora’ voltou a falhar um dos objetivos da época, na qual soma agora 17 empates em 39 jogos nas várias provas.

Se a Juventus perdeu desde já a possibilidade de revalidar o cetro e ampliar o recorde de triunfos (15) na Taça de Itália, o Empoli marcou encontro nas ‘meias’ com o Bolonha, que tinha triunfado há três semanas no terreno da Atalanta (1-0), finalista derrotada em 2023/24.

A próxima fase vai disputar-se a duas mãos, em 02 e 23 de abril, incluindo também um dérbi, entre o AC Milan, comandado por Sérgio Conceição e com os internacionais João Félix e Rafael Leão no plantel, e o Inter Milão, campeão e atual líder isolado da Serie A.

Os dois rivais milaneses, o Empoli ou o Bolonha vão suceder à Juventus na final da 78.ª edição da Taça de Itália, que se realizará em 14 de maio, no Estádio Olímpico de Roma.