O Bayern conquistou hoje o seu terceiro título da época, ao ganhar a Taça da Alemanha em futebol, batendo na final o Estugarda, por 3-2, a «cereja em cima do bolo», a culminar uma época insuperável e fantástica.

Depois de abrir a temporada coma vitória na Supertaça relativa a 2011/12, o Bayern venceu em todas as frentes, ganhando o campeonato alemão e a Liga dos Campeões, antes de fechar com a Taça da Alemanha.

A equipa bávara, que construiu uma vantagem confortável, já vencia por 3-0 aos 61 minutos, mas depois relaxou um pouco, baixou o ritmo e permitiu uma forte reação do Estugarda, que terminou o jogo «em cima» dos campeões europeus, a ameaçar o prolongamento.

Thomas Muller abriu o marcador para o Bayern, aos 37 minutos, na execução de um penálti, mas foi o goleador Mario Gomez a assinar os dois golos seguintes, aos 48 e aos 61, a passes de Philipe Lahm e Thomas Muller.

O Bayern parecia ter a Taça na mão, mas o Estugarda teve um arremedo de orgulho ferido e reduziu para 3-2, com dois golos do médio austríaco Martin Harnik, aos 71 e 80 minutos.

Nos últimos instantes, o Bayern teve de se concentrar a cem por cento para evitar que o Estugarda, que carregou em força nos derradeiros minutos, levasse a decisão da Taça para o prolongamento.

O Bayern culmina assim uma época memorável, passando a ser o sétimo clube na história do futebol europeu a juntar à conquista das duas principais competições nacionais a Liga dos Campeões Europeus.

O treinador Juup Heynckes, que abandona o clube, deixa assim uma pesadíssima herança ao seu sucessor, o espanhol Josep Guardiola, que regressa à atividade após um ano sabático, depois de ter conquistado tudo com o FC Barcelona.