O Ajax protagonizou hoje a maior goleada da história da Liga holandesa de futebol, ao vencer por 13-0 no campo do Venlo, com cinco golos de Traoré, na sexta jornada da competição.

O anterior recorde já pertencia ao Ajax e tinha sido registado na temporada 1971/72, com uma goleada caseira sobre o Vitesse, por 12-1.

A figura da partida foi Lassina Traoré, avançado de 19 anos do Burkina Faso e formado na ‘famosa’ escola do Ajax, com cinco golos, aos 17, 32, 54, 65 e 87, o último com assistência do marroquino Labyad, antigo jogador do Sporting.

Jurgen Ekkelenkamp abriu a contagem aos 12 minutos e bisou aos 57, enquanto o veterano avançado Klaas-Jan Huntelaar também assinou dois golos, aos 74, de grande penalidade, e 76.

O sérvio Dusan Tadic (44), o brasileiro Antony (55), Daley Blind (59) e o argentino Lisandro Martínez (78) também inscreveram o nome na lista dos marcadores.

Do lado do Venlo, que viveu o pior dia desde a sua criação em 1903, o central Kum foi expulso aos 52 minutos, por pontapear um adversário.

O Ajax lidera provisoriamente a Liga holandesa com 15 pontos, mais dois do que o PSV Eindhoven, segundo classificado e que ainda vai atuar nesta ronda, enquanto o Venlo é 10.º, com cinco.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.