O antigo futebolista internacional neerlandês Edwin van der Sar vai deixar o cargo de diretor-geral do Ajax, após a dececionante época na Liga de futebol, em que o clube terminou em terceiro lugar.

“Estou exausto, depois de quase 11 anos na direção. Não é bom ter de tomar decisões iminentes sobre o futuro deste bonito clube, daí a minha decisão de parar agora”, justificou em comunicado o antigo guarda-redes.

Van der Sar, que representou enquanto o jogador o Ajax, mas também a Juventus, Fulham, Manchester United e VV Noodwijk, o seu primeiro e último clube, estava na direção desde 2012 e como diretor-geral desde 2016, numa ligação que ia até 2025.

O clube, que ainda não indicou um sucessor, adiantou ter pedido a Van der Sar para continuar até agosto.

“Pedimos ao Edwin para ficar, mas entendemos a sua decisão e respeitamos. A última época não reflete todo o período em que esteve à frente do Ajax. O clube teve muito sucesso, crescimento e reconhecimento internacional”, disse o presidente Pier Eringa.

Esta época, em que terminou atrás de Feyenoord e PSV, o Ajax começou com o treinador Alfred Schreuder, em substituição de Erik Ten Hag, que assinou pelo Manchester United, mas acabou por trocar de técnico em janeiro, com a entrada de John Heitinga.