A Dinamarca venceu esta terça-feira Portugal por 2-1, no último jogo de apuramento do Grupo H, e venceu o Grupo, apurando-se para o Europeu do próximo ano. A equipa das quinas vai agora ter de fazer mais dois jogos do play-off garantir presença.

Krohn-Dehli e Bendtner foram os autores dos golos, aos 13 minutos e aos 63’, e Ronaldo encurtou para 2-1 já nos descontos, num jogo em que os nórdicos foram donos e senhores do jogo, e ainda viram um tento aos seis minutos ser anulado. E mais podiam ter marcado, tivessem mais engenho e arte para tal. Portugal teve apenas duas ocasiões dignas desse nome, por Ronaldo e Carlos Martins, na segunda parte, com os remates a saírem rasteiros e de fácil defesa para Sorensen.

A equipa das quinas entrou para este último jogo como líder, vinda de uma vitória por 5-3, mas apesar dos golos, não muito brilhante. Pela primeira vez em alguns anos, dependia apenas de si para seguir diretamente para o Euro2012. A meio do encontro, viu a sua chegada imediata à Polónia e Ucrânia nas mãos da Holanda, que acabou por perder com a Suécia e não ajudar. O percurso vitorioso de Paulo Bento desde que pegou na Seleção acabou por ficar manchado com esta derrota no derradeiro jogo.

Os jogadores que na sexta-feira brilharam, como Nani e Eliseu, apagaram-se. Ronaldo esteve longe de boas exibições, com alguns passes a correrem muito mal. E quando o coletivo não se entende, o resultado acaba por ser negativo. E na dupla de centrais, com Rolando a fazer companhia a Bruno Alves, o jogador do Zenit vê-se mesmo desacompanhado.

A cinco minutos do final, Rui Patrício evitou o 3-0, com uma grande defesa. Já nos descontos, um golo enorme de Ronaldo fez o 2-1, mas não foi suficiente para garantir o apuramento.

Agora é ver quem calha em sorte a Portugal no play-off de acesso ao Euro2012. Ele, que esteve ali mesmo à mão e fugiu em 90 minutos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.