A Federação Polaca de Futebol decidiu alterar a final da Taça da Polónia do novo Estádio Nacional de Varsóvia, um dos palcos da fase final do Euro2012, para o Kielce Arena, por motivos de segurança.

Apesar da inauguração bem sucedida no encontro particular com Portugal, a 29 de fevereiro (0-0), as autoridades polacas temem organizar, para já, um jogo entre clubes, com histórico de vários atos de hooliganismo, no novo Estádio de Varsóvia.

Como se considera que falta ainda apurar melhor o sistema de comunicações para a segurança, a federação polaca preferiu deslocalizar a final da Taça da Polónia para a mais modesta cidade de Kilece e para um recinto com capacidade para 15 500 lugares (contra os 50 mil de Varsóvia).

«Estou muito satisfeito por termos conseguido definir um novo local para a final da Taça, graças a grande cooperação com as autoridades de Kielce. Este ano, a organização será de grande nível e de segurança para os adeptos», garantiu o presidente da federação, e antigo internacional, Grzegorz Lato.

A final de 2011, que decorreu em Bydgoszcz, ficou marcada por vários atos de violência, originando muitas críticas às autoridades por terem falhado nos planos de segurança.

O Estádio de Varsóvia servirá, entre outros jogos, de palco para o encontro de abertura do Euro2012, a 8 de junho, entre a Polónia, que partilha a organização do evento com a Ucrânia, e a Grécia, orientada pelo português Fernando Santos.