Os custos gigantescos dos alojamentos na Ucrânia durante o Euro2012 de futebol estão a gerar grande preocupação junto de adeptos, entidades organizadoras e operadores turísticos, a pouco mais de dois meses do início da competição.

Em Donetsk, uma das quatro cidades anfitriãs do torneio, um hotel nas imediações do estádio oferece quartos a 3.600 euros por noite, o que corresponde a 85 vezes mais a taxa normal de 42 euros.

Como alternativa aos hotéis, os adeptos podem optar por ficar hospedados em pousadas da juventude, onde um quarto duplo com casa de banho tem o custo de 1.400 euros por noite, ou por alugar uma tenda de 70 a 120 euros por noite num parque de campismo.

Segundo um operador turístico francês especializado em grandes eventos desportivos, esta situação «é um absurdo», pois trata-se de «abuso puro e simples».

Algo que não se verifica na Polónia, a outra organizadora da competição, que «aumentou as tarifas, mas oferece mais promoções em termos de hotéis», acrescentou o operador turístico.

A Associação de Adeptos Europeus de Futebol já denunciou a situação, alegando que fica difícil aos adeptos encontrarem quartos de hotel a preços adequados numa região com falta de infra-estruturas turísticas.

Também a UEFA, através do seu secretário-geral David Taylor, mostrou-se descontente com toda a situação, pois «exigir o máximo de dinheiro possível não é bom para a imagem do país».

Algo que levou o primeiro-ministro ucraniano, Borys Kolesnikov, a prometer tomar medidas num futuro próximo, a fim de evitar dificuldades de alojamento aos cerca de 1,4 milhões de adeptos que são esperados no país:

«Perdoámos as dívidas dos hotéis há 10 anos para estimular o seu desenvolvimento. Contávamos com a sua lealdade, mas aumentaram os preços. Contudo, o governo tem poder suficiente para reduzir», disse.