As exibições e os resultados de Portugal no Euro2016 tem merecidos inúmeras críticas, tanto em território luso como lá fora. A imprensa internacional arrasou Portugal, por ter passado para os oitavos-de-final da prova com três empates em outros tantos jogos.

O jornal inglês ´Chronicle` escreve mesmo que o apuramento sem vitórias de Portugal para os ‘oitavos’ é descrito como o pior momento da competição até à data, segundo o jornalista Stuart Jamieson, apesar de o empate a três bolas com a Hungria tenha sido "bom de ver".

Ainda em Inglaterra, o painel de comentadores do Euro formado por Gary Lineker, Rio Ferdinand, Danny Murphy e Thierry Henry questiona, por exemplo, após o empate com os húngaros, a insistência de Ronaldo como marcador de todos os livres da seleção portuguesa e a passividade das duas seleções nos instantes finais do referido embate.

O jornal francês L´Equipe classificou como ´milagre` o apuramento de Portugal. Num artigo intitulado "Desafio de Portugal: ganhar o Euro sem vencer um jogo", diz o ‘L’Equipe’: "Três jogos sem vencer e ainda assim qualificados. Os portugueses foram milagrosos. [...] Se agora os jogos não se decidissem por eliminação direta, podemos imaginar um cenário onde Portugal poderia vencer a competição sem ganhar qualquer jogo. Isso seria feio", completou o diário francês.

Na Croácia, que é o próximo adversário de Portugal, as exibições de Ronaldo e companhia também mereceram destaque. O jornal ‘Sportske Novosti’ escreve que "o grupo mais fraco do Euro’2016 tornou-se quase fatal para Portugal". O jornal acrescenta ainda que a equipa de Fernando Santos ficou "aliviada" por ter evitado a Inglaterra.

As casas de apostas também não acreditam muito num triunfo de Portugal. O favoritismo é atribuído aos comandados de Ante Cacic, com a média de odds (probabilidade de vitória de uma equipa) da Croácia a serem de 2,4 a 2,7 e as de Portugal entre os 2,88 e 3,2 (quanto mais alta a odd, menor probabilidade é atribuída ao triunfo...).