Milhares de adeptos festejaram sábado no Terreiro do Paço, em Lisboa, a vitória da seleção portuguesa de futebol nos oitavos de final do Europeu, contra a Croácia (1-0), depois de 120 minutos de muito nervosismo.

No Terreiro do Paço, onde foi colocado um ecrã gigante para assistir aos jogos do Euro2016, eram muitas as bandeiras e os cachecóis de Portugal. Vestidos a rigor, os adeptos entoavam cânticos de apoio à seleção nacional de futebol.

A poucos minutos do início do jogo, Mariana, de 11 anos, mostrava-se confiante: “Vamos ganhar 2-0. Os golos vão ser do Pepe e do Cristiano Ronaldo”, disse.

Antes do pontapé de saída, o hino português foi cantado a plenos pulmões pelos adeptos portugueses, depois, no meio da multidão Helena e Joska, vestidas a rigor, cantarem o hino croata, lamentando que não estivessem mais adeptos do país no Terreiro do Paço.

As duas croatas trabalham em Portugal e assistiram ao jogo com amigos. João, namorado de Joska, admite que o futebol já trouxe chatices ao casal: “Já tivemos discussões lá em casa”, confessa, entre risos. “Os nossos amigos croatas prometeram gozar comigo no Facebook se ganhassem, mas eu é que vou gozar”, disse.

Com a ausência de golos na primeira parte do jogo, a preocupação começou a surgir entre os adeptos: “É por causa disto que tento não ver muito futebol. Fico sempre muito nervosa”, confessa Cláudia.

Ao lado, João considerou que a Croácia “controlou mais o jogo” na primeira parte e aludiu ao selecionador Fernando Santos: “De empate em empate pode ser que passemos”, disse.

Aos 63 minutos, muitos adeptos pedem o penálti sobre Nani, aos 70, outros adeptos estavam confiantes com o golo da seleção. Mas, terminados os 90 num empate a 0-0, o nervosismo era cada vez maior.

“Estou bem preocupado. Mas ainda acho que podemos ganhar, nem que seja nos penáltis, vamos ver”, disse António.

Não foi preciso ir a penáltis para vencer a Croácia. Um golo de Ricardo Quaresma, aos 117 minutos, valeu a Portugal o apuramento para os quartos de final do Europeu de 2016.

O golo foi festejado com muitos gritos, alegria e cânticos pelos milhares de adeptos no Terreiro do Paço, que, até ao final do jogo continuaram em clima de festa.

Aos 120 minutos, e com a vitória de Portugal, Telmo manteve-se com o cachecol levantado enquanto cantava ‘Portugal Allez’. “Foi muito sofrido, mas estive sempre confiante. Estou muito feliz. Vamos ganhar o Euro”, disse.

Ao seu lado, a mãe e o irmão mais novo concordaram: “Vamos até ao fim!”