O árbitro turco Cuneyt Çakir foi o eleito pela UEFA para aputar o encontro de estreia de Portugal no Euro2020, frente à Hungria, em Budapeste, a partir das 17h00 de terça-feira, referente à jornada inaugural do Grupo F da prova.

Cuneyt Çakir, de 44 anos, é o árbitro dos 18 elegidos para o torneio que mais jogos contabiliza em campeonatos da Europa (seis), três em cada uma das duas edições anteriores, sendo que em ambas dirigiu partidas da seleção portuguesa.

Curiosamente, Cuneyt Çakir foi também o árbitro que dirigiu o primeiro jogo de Portugal na fase final do EURO2016, de boa memória para a Seleção Nacional. Então, nesse encontro, Portugal empatou 1-1 com a Islândia.

No Campeonato da Europa de 2012, organizado por Ucrânia e Polónia, dirigiu o Portugal-Espanha (0-0), das meias-finais, que terminou com um triunfo de ‘La Roja’ no desempate por grandes penalidades (4-2), na Donbass Arena, em solo ucraniano.

Çakir arbitrou também a vitória lusa em Belgrado, frente à Sérvia (4-2), a contar para o apuramento do Euro2020, depois de já ter dirigido o Portugal-Noruega (1-0) e o Portugal-Suíça (2-0), das fases de qualificação para o Euro2012 e Mundial2018, respetivamente.

Portugal, que é o detentor do troféu, integra o grupo F do Euro2020, juntamente com Hungria, Alemanha e França, tendo estreia marcada na competição para terça-feira, diante dos húngaros, em Budapeste, a partir das 17:00 (hora de Lisboa).

Seguem-se os encontros com os germânicos, em 19 de junho, em Munique, e com os franceses, em 23 de junho, novamente na capital magiar.

O Euro2020, que foi adiado para este ano devido à pandemia de covid-19, decorre até 11 de julho, em 11 cidades de 11 países diferentes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.