Artur Soares Dias vai ser um dos árbitros presentes na fase final do próximo Campeonato da Europeu de Futebol, a partir de junho. Consigo, o árbitro português levará os assistentes Rui Licínio e Paulo Soares, bem como João Pinheiro, para desempenhar as funções de VAR.

Aos 41 anos, o juiz da Associação de Futebol do Porto vai voltar a marcar presença numa fase final de uma grande competição de seleções, Taça das Confederações de 2017, do Mundial de Clubes em 2017 e do Campeonato do Mundo de 2018, onde esteve como VAR. Soares Dias também apitou nas fases finais do Mundial de Sub-20, em 2015, do Campeonato do Mundo de Sub-17, em 2017.

Artur Soares Dias é árbitro internacional desde 2010.

No total, o Comité de Arbitragem da UEFA escolheu os 18 árbitros e respectivos assistentes para o EURO 2020, num total de 51 jogos.

Lista completa de árbitros escolhidos

Felix Brych (Alemanha)
Cüneyt Çakır (Turquia)
Carlos Del Cerro Grande (Espanha)
Andreas Ekberg (Suécia)
Orel Grinfeeld (Israel)
Ovidiu Alin Hategan (Roménia)
Sergei Karasev (Rússia)
Istvan Kovacs (Roménia)
Bjorn Kuipers (Países Baixos)
Danny Makkelie (Países Baixos)
Antonio Miguel Mateu Lahoz (Espanha)
Michael Oliver (Inglaterra)
Daniele Orsato (Itália)
Artur Soares Dias (Portugal)
Daniel Siebert (Alemanha)
Anthony Taylor (Inglaterra)
Clément Turpin (França)
Slavko Vinčić (Eslovénia)

O Euro2020 marca também um novo capítulo nas relações interassociações. Como parte de um programa de intercâmbio enquadrado no acordo de cooperação entre UEFA e CONMEBOL, a confederação sul-americana, pela primeira vez um árbitro sul-americano vai juntar-se ao grupo de árbitros europeus, enquanto um árbitro europeu fará o caminho inverso.

Assim, o árbitro argentino Fernando Rapallini e os seus assistentes vão juntar-se aos árbitros europeus escolhidos para o EURO 2020, enquanto uma equipa de arbitragem encabeçada pelo espanhol Jesús Gil Manzano fará parte do lote de árbitros escolhidos pela CONMEBOL para a Copa América 2021, na Argentina e Colômbia.

De destacar ainda a presença de uma árbitra num Europeu masculino, algo que acontece pela primeira vez. A francesa Stéphanie Frappart (França), que já dirigiu vários jogos de competições masculinas de clubes e seleções da UEFA esta época, vai atuar como quarto árbitro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.