A Dinamarca conseguiu o passaporte para os oitavos de final do Euro2020 ao terminar em segundo no Grupo D. Os dinamarqueses golearam a Rússia por 4-1, no Hampden Park, na Escócia, naquela que foi o primeiro triunfo dos nórdicos nesta fase de grupo. Com o resultado da Dinamarca, a Suíça apura-se como um dos melhores terceiro colocados.

Aos 38 minutos, Pierre-Emile Hoejbjerg assistiu Mikkel Damsgaard para o 1-0. No segundo tempo, Yussuf Poulse, avançado do RB Leipzig, vez o 2-0, mas a Rússa reagiu e reduziu pelo avançado Artem Dzyuba aos 70 minutos,

Com os russos ainda na luta pelo apuramento, a Dinamarca marcou mais dois, pelo central do Chelsea, Andreas Christensen, aos 79 minutos, e por Joakim Maehle, assistido por Pierre-Emile Hoejbjerg aos 82 minutos.

No outro jogo do grupo a Bélgica não facilitou, apesar de ter feito descansar vários titulares. A Finlândia ainda aguentou nos primeiros 45 minutos, entrou melhor no segundo tempo mas as individualidades belgas fizeram a diferença. Depois de Lukaku ter visto um golo anulado aos 60 minutos,

Mas aos 74 a Bélgica marcou mesmo, num desvio infeliz do guarda-redes Lukas Hradecky para a própria baliza, depois de um cabeceamento de Thomas Vermaelen.

O 2-0 é obra de Romelu Lukaku, aos 81 minutos, assistido por Kevin de Bruyne.

A Bélgica termina a fase de grupos com nove pontos, a Dinamarca apura-se em segundo lugar com três pontos, os mesmos da Rússia e Finlândia. Mas por ter uma melhor diferença de golos, são os nórdicos que seguem em frente.

A Dinamarca marcou cinco golos e sofreu quatro (1 positivo), a Finlândia marcou um e sofreu três (1 negativo) e a Rússia, último, marcou dois e sofreu sete (5 negativos).

A Finlândia terminou com três pontos e poderá ter de discutir com Portugal um lugar entre os melhores terceiro colocados. De recordar que os quatro melhores terceiro colocados apuram-se juntamente com os dois primeiros de cada grupo, para os oitavos de final do Euro2020.

Nas contas dos melhores terceiros, a Suíça (quatro pontos, no Grupo A), garantiu um lugar nos ‘oitavos’, pois a Finlândia (terceira do Grupo B) e a Ucrânia (terceira do Grupo C) somaram apenas três pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.