A UEFA confirmou esta quarta-feira no seu site oficial que serão permitidas cinco substituições por equipa no Euro 2020 e na fase final da Liga das Nações.

"Como as razões para a regra das cinco substituições permanecem válidas no contexto dos calendários do futebol nacional e internacional afetados pela pandemia de Covid-19 e considerando que a regra já está em vigor para as partidas de qualificação para Mundial, que acontecerão de março de 2021 a março 2022, decidimos estender a alteração ao UEFA EURO 2020 em junho e julho de 2021, às finais da Liga das Nações da UEFA, em outubro de 2021, e aos jogos de descida da Liga das Nações da UEFA, em março de 2022", pode ler-se no comunicado.

O Campeonato da Europa de 2020 foi adiado para o período entre 11 de junho e 11 de julho de 2021, devido à pandemia de covid-19.

No Euro2020, Portugal, que defende o título, estreia-se no Grupo F frente à Hungria, em Budapeste, em 15 de junho, defrontando, depois, a Alemanha, em Munique, no dia 19, e a França, atual campeã do mundo e vice-campeã da Europa, em 23 de junho.

Já na fase final da Liga das Nações vão estar as seleções da Itália, Espanha, Bélgica e França. O ‘play-off’ de despromoção da Liga C das Nações para a D vai envolver as seleções da Moldávia, Cazaquistão, Estónia e Chipre.

A decisão foi tomada durante uma reunião do Comité Executivo da UEFA, por videoconferência, na qual ficou ainda decidido que o número de espectadores permitidos nos estádios deve ser analisado por cada federação visto que "cada uma das 55 federações membros da UEFA enfrenta uma situação diferente no que diz respeito ao combate à pandemia".

Contudo, a UEFA mantêm a decisão de não permitir adeptos visitantes nas partidas europeias até antes das finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa marcadas para o próximo mês de maio.

Outro dos assuntos debatidos na reunião desta quarta-feira foi a representação europeia no Mundial feminino de Sub-20, no próximo ano. Com o cancelamento do Europeu do escalão, em fevereiro, a UEFA escolheu os quatro representantes europeus com base no ranking: Espanha, Franla, Alemanha e Holanda estarão no Mundial da Costa Rica.

Por fim, a confirmação do que já tinha sido anunciado previamente: uma decisão sobre a nova Liga dos Campeões só a 19 de abril.

O adiamento da decisão foi votado de forma unânime pelo Comité Executivo, incluindo os representantes da Associação de Clubes Europeus e das Ligas Europeias.

*Artigo atualizado às 16h04

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto