A França somou na noite deste sábado uma goleada (e que goleada) sobre Gibraltar, na penúltima jornada do grupo B de qualificação para o Euro 2024. Já apurados, os gauleses venceram por incríveis...14-0.

Em Paris, tudo se esperava fácil para a seleção gaulesa, mas poucos esperariam uma goleada de tamanhas proporções. Os franceses marcaram por três vezes no quarto de hora inicial e aos 18 minutos viram um jogador de Gibraltar ser expulso. Em superioridade numérica, a França não teve piedade e marcou por mais onze vezes.

É caso para dizer que mudou aos sete (ao intervalo o resultado era de 7-0) e acabou aos 14. Acabou por ser a maior vitória de sempre da França em jogos oficiais.

Destaque também para o primeiro golo so jovem menino Zaire-Emery, jovem promessa que assim marcou estreou-se a titular e a marcar, batendo um recorde com 76 anos. Porém, saiu lesionado aos 18 minutos, num lance que resultou na expulsão de Ethan Santos (que, numa partida de extrema infelicidade, havia já marcado, na própria baliza, o primeiro golo da França).

Mbappé assinou um hat-trick (ascendendo ao pódio dos melhores marcadores de sempre dos vice-campeões mundiais, com 46 remates certeiros, e fez ainda três assistências ), Kingsley Coman e Giroud (que ainda viu um golo anulado pelo VAR) bisaram, Clauss, Fofana, Rabiot, Dembelé e Thuram também marcaram.

O resultado passa a significar não só a maior goleada de todos os tempos dos ‘bleus’, acima dos 10-0 face ao Azerbaijão, em 1995, em Auxerre, para o acesso ao Euro1996, tendo ainda ultrapassado a marca de êxito mais volumoso na caminhada para o Euro2024, que pertencia a Portugal desde 11 de setembro, quando se impôs ao Luxemburgo no Algarve, por 9-0.