Os responsáveis pela Federação Albanesa de Futebol rejeitaram hoje uma proposta da sua congénere sérvia para disputar sem adeptos nas bancadas o jogo entre as duas seleções de qualificação para o Euro2016.

A Federação da Sérvia tinha proposto que os jogos entre as duas seleções, previstos para 14 de outubro próximo, em Belgrado, e para outubro de 2015, na Albânia, fossem disputados sem adeptos nas bancadas por razões de segurança.

“Um jogo de futebol sem adeptos perde as suas verdadeiras emoções”, comentou o presidente da federação albanesa, Armando Duka, para quem os adeptos sérvios “serão bem-vindos na Albânia em outubro de 2015”.

A Federação albanesa revelou ter exigido bilhetes para o jogo em Belgrado e solicitado às autoridades sérvias que tomassem as medidas necessárias para garantir a segurança dos adeptos albaneses.

Os responsáveis pela Federação sérvia temem a ocorrência de incidentes antes e durante os jogos dos dois países do Balcãs, cujas relações são tensas por razões históricas.

“Ao decidir trazer os seus adeptos a Belgrado, a Federação albanesa está a assumir a inteira responsabilidade pelo seu comportamento”, referiu a federação sérvia em comunicado.

As relações entre Belgrado e Tirana têm sido muito sensíveis, sobretudo desde que a antiga província sérvia do Kosovo, cujos habitantes são maioritariamente de etnia albanesa, declarou a independência em 2008, que seria reconhecida por mais de 100 países, incluindo os Estados Unidos e a maioria dos países membros da União Europeia.

No entanto, a antiga província sérvia ainda não é membro da FIFA nem pode participar nas competições internacionais organizadas pelos organismos que gerem o futebol europeu e mundial.