Portugal e a Alemanha ficaram hoje a um ponto apenas de se qualificarem para a fase final do Campeonato da Europa de futebol de 2016, depois de vitórias difíceis na Albânia e Escócia, respetivamente.

Além da França, que recebe o torneio, já estão apurados Inglaterra, no Grupo E da fase de qualificação, República Checa e Islândia, no Grupo A, mas várias seleções estão a um 'pequeno passo' de garantir a passagem, nomeadamente Portugal, que 'arrancou' uma vitória por 1-0 na Albânia, com um cabeceamento certeiro de Miguel Veloso, já nos descontos.

O grupo I, que começou com a derrota lusa ante a Albânia em casa (1-0), levando à saída de Paulo Bento, está muito perto de pender para Portugal, que garante a vitória no grupo com um triunfo, enquanto o empate assegura desde logo, pelo menos, o segundo posto e consequente apuramento direto.

Hoje também, a Dinamarca voltou a 'tropeçar' e sai de Yerevan com um 'nulo' com a Arménia (0-0), o que deixa Portugal no comando do grupo, com 15 pontos, contra 12 da Dinamarca (um jogo a mais) e 11 da Albânia, equipas ainda com hipóteses matemáticas de apuramento.

A Sérvia aproveitou o dia de folga oficial para fazer um particular com a França, em Bordéus, com arbitragem do português Artur Soares Dias. Os gauleses venceram por 2-1 - golos de Matuidi, que bisou aos 09 e 25, e Mitrovic, aos 39.

A Alemanha reforçou o comando do grupo D, com uma vitória em Glasgow por 3-2, mas a Polónia (com 8-1 a Gibraltar) e a Irlanda (com 1-0 à Geórgia) também ganharam e mantiveram a mesma desvantagem da última ronda de jogos.

Quando faltam dois jogos a cada equipa, a Alemanha tem 19 pontos, a Polónia 17 e a Irlanda 15 e deverão distribuir entre si os lugares de apuramento direto e 'play-off'. Mesmo a Escócia, com 11 pontos, ainda não está fora da corrida, mas muito dependente de terceiros.

Em Glasgow, o marcador chegou empatado 2-2 ao intervalo, após o que Gundogan deu os preciosos três pontos aos alemães, aos 54 minutos. Hummels, na própria baliza (28) e McArthur (43) fizeram os golos escoceses e Thomas Muller bisou, aos 18 e 34.

Grosicki, Lewandowski e Milik também bisaram, em Varsóvia, com os outros dois golos polacos assegurados por Blaszczykowski e Kapustka. Já com um 'pesado' 8-0 no placar, Gibraltar chegou ao 'golo de honra' a três minutos do fim, por Gosling.

Mais 'complicado' continua o grupo F, depois da Roménia ceder um empate em casa à 'condenada' Grécia (0-0). A Irlanda do Norte e a Hungria aproveitaram pouco a 'escorregadela' romena, já que também empataram (1-1), enquanto que a Finlândia fez 'serviços mínimos' para ganhar 1-0 às Ilhas Faroé.

A Irlanda do Norte comanda com 17 pontos, seguida da Roménia com 16, Hungria com 13 e Finlândia com 10 - as equipas que discutem o apuramento direto.

O golo finlandês foi de Pohjanpalo (23) e em Belfast a Hungria esteve a ganhar quase até ao fim, com o golo de Guzmics (71), após o que os norte-irlandeses empataram, já em desvantagem numérica (expulsão de Baird, aos 83), através de Lafferty (90+4).