A Dinamarca estreou-se hoje no Grupo I, o de Portugal, com um triunfo frente à Arménia, por 2-1, em jogo de qualificação para o Euro2016 de futebol, disputado no Estádio Parken, em Copenhaga.

Os dinamarqueses, que tinham sido goleados em casa pela Arménia na qualificação para o Mundial2014 (4-0, 11 de junho de 2013), ainda sofreram um susto, ao verem os arménios marcarem primeiro, mas acabaram por dar volta ao marcador.

O golo dos visitantes foi apontado pelo médio Mkhitaryan (Borussia Dortmund), aos 50 minutos, num pontapé rasteiro de fora de área que o guardião Kasper Schmeichel, apesar da estirada, não conseguiu parar junto ao poste esquerdo.

Os arménios estiveram ainda perto do 2-0, o que complicaria as contas à Dinamarca, mas Schmeichel, filho do conceituado antigo guarda-redes Peter Schmeichel (ex-Sporting), saiu rápido e evitou que a equipa adversária fizesse novo golo.

Foi uma fase de jogo em que a Arménia encontrou espaço em contra-ataque, mas a Dinamarca manteve um ataque continuado que daria frutos aos 65 minutos: um primeiro remate de Eriksen bateu no adversário e na recarga Hojbjerg, fora de área, rematou forte e de primeira para fazer o 1-1.

O golo do triunfo dos dinamarqueses surgiu aos 80 minutos, pelo “suplente” Kahlenberg, que de cabeça apontou o 2-1, na resposta a um cruzamento de Bentdner no lado esquerdo do ataque.

A Dinamarca arranca assim com uma vitória num grupo em que Portugal recebe mais logo a Albânia, no Estádio Municipal de Aveiro (19:45), e numa ronda em que a Sérvia, a outra seleção do grupo I, não joga.

Para o Euro2016 apuram-se diretamente os dois primeiros dos nove grupos de qualificação, mais o melhor terceiro classificado, que se juntam à anfitriã França.

As 24 equipas do Europeu ficam definidas depois do “play-off” que opõe os restantes oito terceiros classificados dos grupos de qualificação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.