A Holanda foi esta terça-feira derrotada, na República Checa, por 2-1, no arranque do Grupo A de qualificação para o Euro2016, liderado pela Islândia, que venceu a Turquia, por 3-0.

A equipa agora liderada por Guus Hiddink, com Martins Indi, defesa do FC Porto, entre os titulares, sofreu o segundo golo no primeiro minuto após os 90 regulamentares, marcado por Vaclav Pilar, que aproveitou um mau atraso do defesa Daryl Janmaat ao guarda-redes holandês, que levou a bola a bater no poste.

Numa partida muito disputada, os checos começaram melhor, com um tento de Dockal, aos 21 minutos, mas o central De Vrij, da Lazio, empatou aos 55 e pertenceram à Holanda os momentos de maior perigo até ao segundo tento dos anfitriões.

A República Checa lidera em parceria com a Islândia, que, algo inesperadamente, venceu a Turquia, que jogou em inferioridade numérica a última meia-hora, por três golos sem resposta, marcados por Bodvarsson (18), Sigurdsson (76) e Sigthórsson (77).

No mesmo agrupamento, o Cazaquistão cedeu um empate sem golos, em casa, frente à Letónia, no único nulo na primeira jornada do apuramento.

No Grupo B, também com alguma imprevisibilidade, o Chipre venceu fora a “mundialista” Bósnia-Herzegovina, por 2-1, com dois golos de Christofi (45 e 73), contra o da equipa da casa, que até marcou cedo, aos seis minutos, por Ibisevic.

Na outra partida do dia, Andorra registou o seu primeiro golo oficial desde setembro de 2010, marcado por Ildefons Lima, aos seis minutos, na marcação de uma grande penalidade. Mas Gareth Bale, avançado do Real Madrid, “bisou” (22 e 81) e ofereceu a vitória ao País de Gales.

A contar para o mesmo agrupamento, o jogo entre Israel e a Bélgica, marcado para esta terça-feira, foi adiado para 31 de março de 2015.

Quanto ao Grupo H, nota para a vitória da Itália, que estreava Antonio Conte no banco, na Noruega, por 2-0, com golos de Zaza (16) e Bonucci (62), resultado idêntico ao conseguido pela Croácia, em casa, frente a Malta, com a “assinatura” de Luka Modric (46) e Kramaric (81).

No outro jogo hoje disputado, a Bulgária foi ao Azerbaijão vencer por 2-1.

Para o Euro2016 apuram-se diretamente os dois primeiros dos nove grupos de qualificação, mais o melhor terceiro classificado, que se juntam à anfitriã França. As 24 equipas do Europeu ficam definidas depois do “play-off” que opõe os restantes oito terceiros classificados dos grupos de qualificação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.