Ainda falta conhecer o nome das quatro seleções finalistas que se apurarão via 'play-off', cujo sorteio se realiza esta sexta-feira em Nyon, mas os grupos da fase de qualificação para o EURO2020 chegaram ao fim esta semana, com Portugal entre as seleções que selaram o apuramento. Sabe quem marcou fez mais pontos? Quem marcou mais golos? E quais foram as principais surpresas e desilusões?

Itália e Bélgica 100% vitoriosas

Duas seleções somaram por vitórias todos os encontros que disputaram nesta fase de apuramento. Bélgica, no Grupo I, e Itália, no Grupo J, não deram hipóteses aos adversários. Foram 30 pontos somados em 10 jogos. Alemanha e Inglaterra ficaram perto, vencendo todos os respetivos encontros, exceto um.

Em contrapartida, foram também dois os países que não somaram qualquer ponto. As modestas seleções de Gibraltar, no Grupo D, e San Marino, no Grupo I, ficaram 'a zeros'.

Belgas e ingleses com pontaria afinada

Para além de ter sido uma das duas seleções a triunfar em todas as partidas, a Bélgica foi também a seleção que mais golos marcou no cômputo geral. Nada mais, nada menos do que 40 em dez jogos, numa média de dez golos por jogo. Porém, a melhor média de golos por jogo nesta fase de apuramento pertenceu à Inglaterra. Integrada num dos grupos de cinco seleções em virtude de ser uma das finalistas da Liga das Nações da UEFA, a turma orientada por Garreth Southgate fez balançar as redes por 37 vezes. Uma média impressionante de 4,6 golos por jogo.

No pólo oposto, San Marino despediu-se da fase de qualificação com...um golo marcado. O 'herói' foi Filippo Berardi, jovem de 22 anos, autor do tento de honra da sua seleção na derrota caseira por 3-1 ante o Cazaquistão.

Kane superou Ronaldo no topo dos goleadores

Com 12 golos marcados, Harry Kane foi o melhor marcador da fase de qualificação. Em grande forma, o capitão da Inglaterra marcou em todos os oito jogos disputados pela sua seleção no Grupo A e levou a melhor sobre Cristiano Ronaldo e sobre o israelita Eran Zahavi, que se ficaram pelos 11 golos.

Euro2020: Sorteio da fase final condicionado pelos 12 diferentes anfitriões
Euro2020: Sorteio da fase final condicionado pelos 12 diferentes anfitriões
Ver artigo

Já a nível de assistências para golo destacou-se o holandês Memphis Depay, com oito. Bem perto do seu registo, com sete, ficaram outras quatro estrelas do futebol europeu atual: os belgas Eden Hazard e Kevin de Bruyne, o inglês Raheem Sterling e o francês Antoine Griezmann.

Favoritos apurados com maiores ou menores dificuldades

Não foram muitas as surpresas ao longo desta fase de qualificação para o EURO2020 e todos os favoritos acabaram por carimbar, como esperado, o passaporte para a fase final. A principal sensação terá sido o apuramento inédito da Finlândia, que no Grupo J apenas se viu superada pela Itália, ficando à frente de seleções como a antiga campeã europeia Grécia ou a Bósnia e Herzegovina para assim garantir a sua primeira presença de sempre em fase finais do EURO.

Outras seleções mais modestas também deram um ar da sua graça e criaram algumas dores de cabeça às tradicionais potências, revelando-se muito mais um 'osso duro de roer' do que a 'pêra doce' a que todos estavam habituados. Foi o caso, por exemplo, do Luxemburgo, que no Grupo B vendeu cara a derrota nos dois encontros com Portugal, depois de ter começado a sua campanha com quatro pontos somados ao fim de duas jornadas.

Também o Kosovo, no Grupo A, deu que falar. A formação da ex-Jugoslávia, a realizar a sua primeira fase de qualificação para um Campeonato da Europa e que na qualificação para o último Campeonato do Mundo tinha somado apenas um ponto em dez jogos, totalizou agora 11 pontos, fruto de três vitórias e dois empates em oito jogos. Um desses triunfos foi sobre a bem mais cotada República Checa e na memória de todos ficará a impressionante exibição realizada em Wembley, onde fizeram a seleção britânica suar para vencer por 5-3.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.