Países e Dinamarca conseguiram vitórias muito importantes este domingo (10), na qualificação para o Euro2024. A jogar fora de casa, os neerlandeses venceram a Irlanda por 2-1, com reviravolta, enquanto os dinamarqueses, também como visitantes, bateram a Finlândia por 1-0.

Por outro lado, a Polônia complicou a sua situação ao ser derrotada pela Albânia por 2-0, resultado que deixa a seleção de de Robert Lewandowski fora da zona de apuramento para o Euro2024.

Grupo B: Países fazem reviravolta e respiram melhor

Os Países Baixos conseguiram uma vitória por 2-1 sobre a Irlanda em Dublin, resultado que permite à equipa manter-se na segunda posição do Grupo B.

Adam Idah colocou os irlandeses na frente, numa grande penalidade logo aos 4 minutos, mas a 'Oranje' empatou ainda no primeiro tempo com Cody Gakpo (19'), também de penálti.

Na segunda etapa, o atacante Wout Weghorst, que tinha entrado ao intervalo no lugar de Daley Blind, fez o golo da vitória da seleção neerlandesa (56').

Depois de ser goleada por 4-0 pela França na primeira ronda, a Holanda conseguiu uma sequência de três vitórias que deixam a equipa com 9 pontos, assim como a Grécia (3.ª), que goleou Gibraltar por 5-0 este domingo e tem um jogo a mais.

A França, que não jogou nesta ronda, é a líder isolada do grupo, com 15 pontos.

Grupo E: Polónia complica contas

A Polónia de Robert Lewandowski ficou em situação muito difícil ao ser batida por 2-0 na visita à Albânia, com golos de Jasir Asani (37') e Mirlind Daku (62).

A seleção polaca já tinha sofrido na quinta-feira para vencer em casa a fraca equipa das Ilhas Faroe, mas contou com o faro de gol de Lewandowski para evitar o desastre.

Mas este domingo, o avançado do Barcelona não conseguiu marcar e sua equipa ficou sem poder de fogo.

Em cinco jogos, a Polónia tem duas vitórias e três derrotas, somando 6 pontos e ocupando a quarta posição do grupo. À sua frente está a Moldávia (3.ª), com 8 pontos, que venceu as Ilhas Faroe por 1-0.

Também com oito pontos, mas à frente nos critérios de desempate, está a República Checa (2.ª), que não jogou na ronda e disputou um amigável com a Hungria, que terminou 1-1.

Já a Albânia, com a vitória deste domingo, é a surpreendente líder do grupo com 10 pontos.

Grupo G: Sérvia recupera

Depois da derrota em casa para a Hungria por 2-1 na quinta-feira e de perder a liderança do Grupo G, a Sérvia recuperou com uma vitória por 3-1 na sua visita à Lituânia.

Aleksandar Mitrovic foi o protagonista da noite ao marcar os três golos da seleção sérvia.

Na classificação, a Sérvia (2.ª) alcançou os mesmos 10 pontos da Hungria, que segue líder pelo melhor saldo de golos. Na 3.ª posição está Montenegro, com 8 pontos, que este domingo bateu a Bulgária (4.ª) por 2-1.

Sérvia e Montenegro não se apuraram para um Europeu de futebol desde a sua separação política em 2006. A última vez que participaram do torneio foi em 2000, quando estavam unidos como República Federal da Jugoslávia.

Grupo H: Finlândia perde liderança

No Estádio Olímpico de Helsínquia, a Finlândia defendia a sua surpreendente liderança no Grupo H, mas não teve sucesso: derrota por 1-0 para a Dinamarca.

O golo da vitória dinamarquesa saiu na reta final do jogo, num remate de longe de Pierre-Emile Hojbjerg (87').

A Dinamarca tinha vencido a Finlândia na primeira ronda, em março, a jogar em casa. Esses dois jogos são as únicas derrotas dos finlandeses no Grupo.

Na classificação, a Eslovênia, que venceu San Marino por 4-0, é líder com os mesmos 13 pontos da Dinamarca (2.ª). A Finlândia cai para a 3.ª posição, com 12 pontos, os mesmos pontos do Cazaquistão, que este domingo bateu por 1-0 a Irlanda do Norte (5.ª).