Reações dos jogadores de Portugal, após a goleada a Bósnia por 5-0, em Zenica.João Cancelo

Portugal relaxou na 2.ª parte? "Já tínhamos o apuramento garantido, mas é verdade que em relação ao último jogo tínhamos algumas coisas a melhorar. Foi que tentámos fazer, reação rápida à perda. É isso que tentámos fazer, não temos tanto tempo nos treinos como no clube, é dificil assimilar conceitos, mas os jogadores são de alta qualidade e a equipa fez grande exibição e ficou resultado feito na primeira parte, na segunda tentámos manter."

Prefere jogar na esquerda ou direta é igual? "É igual, a minha melhor exibição até foi na esquerda, nao faz qualquer diferença. Sou polivalente, aprendi bastante com todos e hoje sou muito mais maduro. Estou aqui para ajudar Portugal e hoje estamos de parabéns com vitória apuramento e primeiro lugar."

Porque festejou assim? "Festejei assim porque saíram notícias minhas nao relacionadas com futebol e o que tenho feito é que tem de valorizar-se, mais o jogador português. Foi uma chapada de luva branca para quem me critica. Sempre fui profissional, tenho o meu feitio, mas sempre procurei ajudar por onde passei. Estão a passar má imagem minha, mas não é verdade, tenho bom coração e faço tudo para ajudar Portugal."

Espera estar nos convocados para o Euro'2024? "Temos um lote de jogadores, tanto os convocados como os de fora, de grande qualidade. Felizmente temos muita qualidade apesar de sermos país pequeno. É muito importante estarmos todos preparados para jogar. Foi um jogo incrível, se calhar a melhor primeira parte desde que venho à Seleção. Reação rápida, pressão, foi isso que fez com que o resultado fosse este."

Portugal é um dos favoritos a vencer o Euro'2024? "Sabemos que há grandes seleções como França, Alemanha, Países Baixos, Espanha... Temos jogadores individualmente do nível dessas equipas. Temos de melhorar algumas coisas. Hoje foi quase tudo perfeito, temos de melhorar algumas coisas em busca da perfeição. Impossível... Procuramos porque temos jogadores de grande qualidade, em grandes clubes e temos a obrigação de sermos favoritos."

Que objetivos restam após apuramento e 1.º lugar no Grupo J? "Sabemos que já temos o apuramento garantido, agora é manter a seriedade da equipa, sabemos que vamos ter em novembro dois jogos, são mais dois para ganhar pois continuar a ganhar vai dar confiança para fase final europeu."

Veja as melhores imagens do jogo

João Neves

Estreia aconteceu antes do planeado? "Sim, são coisas que acontecem com naturalidade. Depende do meu trabalho, de como é o meu foco no treino e no clube e quando tenho oportunidade vão dar sempre o meu máximo. Sempre sonhei estrear-me na seleção A. Não sabia se seria com estes jogadores ou com outros, mais à frente, mas sonhei com este momento e foi aproveitado da melhor forma"

Sentimento pela estreia: "Foi uma noite muito especial e acima de tudo queria agradecer à equipa pela forma como me recebeu desde o primeiro dia do estágio. É algo que vai ficar marcado para a minha carreira e vai ser memorável."

Elogios de Martínez: "Dão-me a garantia de que vou trabalhar, dar o meu máximo, se ele reconhece a minha qualidade e maneira de ser só tenho de continuar a mostrar isso"

Está nos seus planos estar no Europeu? "É algo que depende de mim, da minha forma de trabalhar, e cabe ao selecionador escolher os jogadores"

Otávio

Análise ao jogo: "Independentemente da qualificação estar garantida, só queríamos fazer um bom jogo e ganhar. Foi o que fizemos, num campo difícil, mas jogámos bem, jogamos bem e conseguimos realizar aquilo que queríamos e o importante foram os três pontos. Recordes? Não pensamos nisso, pensamos em cada jogo e ganhar. Esta equipa quer ganhar todos os jogos possíveis, fazer o máximo de golos e não sofrer que é o mais importante também."

Trabalho dos médios importante na vitória: "Acho que foi de toda a equipa, que entrou muito forte. Era aquilo que queríamos, entrar muito forte para fazermos um bom resultado na primeira parte. Felizmente conseguimos os cinco golos e na segunda parte estivemos mais a controlar o jogo, mas sempre em busca da baliza adversária e o mais importante foram os três pontos da vitória."

Ronaldo aplaudido em estádio adverso: "Já sabíamos que ia ser um jogo bastante difícil, é um ambiente complicado e com uma excelente equipa da Bósnia. O jogo pareceu fácil, mas nós é que o fizemos ficar fácil e agora é reforçar o trabalho de toda a equipa e foi uma bela vitória."

Quem pára esta seleção de Portugal? "Espero que ninguém. Vamos dar sempre o máximo para conquistar os três pontos da vitória em todos os jogos. É isso que vamos fazer sempre."

Era importante defender a imagem de Portugal? "O mister tem uma opinião muito clara do que ele quer e tentamos passar isso para dentro de campo. Estamos felizes"

João Neves entrou no seu lugar. Há uns meses tinha um significado diferente? "Não, não. Aqui na seleção somos todos iguais. Acho que é um excelente jogador, fico feliz por ele, parabéns e que seja a primeira de muitas"

Gonçalo Inácio

Análise: "Estudámos bem o adversário, entrámos bem no jogo, conseguimos marcar cedo e isso foi um objetivo conseguido da nossa parte."

Passe para o 3-0: "Tenho trabalhado no treino para merecer a oportunidade e saiu no jogo. Vi o Bruno a desmarcar-se, meti-lhe a bola e depois ele fez o seu trabalho."

Estreia de João Neves: "É continuar a trabalhar e se vierem novos colegas é recebê-los da melhor forma", afirmou.

Está a afirmar-se no grupo? "Trabalho diariamente para estar aqui e merecer a oportunidade"

Mensagem para os colegas do Sporting que querem ser internacionais:"Continuarem a trabalhar para conseguirem estar aqui"

A seleção portuguesa de futebol, que já tinha garantido o apuramento para o Euro2024, assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo J de qualificação, ao golear por 5-0 na visita à Bósnia-Herzegovina, em jogo da oitava jornada.

No Estádio Bilino Polje, em Zenica, Portugal construiu o oitavo triunfo no mesmo número de jogos da fase de apuramento com golos de Cristiano Ronaldo (05, de grande penalidade, e 20 minutos) – que chegou aos nove tentos nesta qualificação -, Bruno Fernandes (25), João Cancelo (32) e João Félix (41).

Esta foi a primeira vez que a equipa das ‘quinas’, orientada por Roberto Martínez, venceu oito encontros seguidos em jogos oficiais, superando o recorde de sete de Fernando Santos, obtido no caminho para o Euro2016.

Com duas partidas por disputar, ambas em novembro, Portugal confirmou o primeiro lugar do Grupo J, agora com 24 pontos, mais oito do que a Eslováquia, segunda classificada, que venceu por 1-0 o Luxemburgo, terceiro, com 11. A Islândia é quarta colocada, com 10 pontos, à frente da Bósnia-Herzegovina, com nove, e do Liechtenstein, último, sem qualquer ponto.