O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo precisa apenas de apontar um golo à Arménia, na sexta-feira, no Algarve, para se isolar na liderança dos melhores marcadores da história dos Europeus.

Com o tento apontado à Dinamarca, aos 90+5 minutos, que valeu uma preciosa vitória por 1-0, no Grupo I de apuramento para o Euro2016, o “capitão” luso passou a contar os mesmos 22 tentos do turco Hakan Sukur e do dinamarquês Jon Dahl Tomasson, contabilizando qualificação e fase final.

Desta forma, Cristiano Ronaldo precisa apenas de mais um tento para se isolar na liderança de uma lista que tem no quarto posto, a apenas um golo, o irlandês Robbie Keane, que marcou três a Gilbraltar (7-0) e também está na corrida.

A apar de Keane, segue o “gigante” checo Jan Koller, que, a exemplo de Sukur e Tomasson, já terminou a sua carreira de futebolista.

Autor de um total de 51 golos em 116 internacionalizações “AA”, Cristiano Ronaldo marcou seis dos 22 tentos “europeus” em fases finais: dois em Portugal (2004), um na Áustria e Suíça (2008) e três na Polónia e Ucrânia (2012).

Nas fases finais, o “7” luso apenas é batido pelo francês Michel Platini (nove) e o inglês Alan Shearer (sete), seguindo empatado com o compatriota Nuno Gomes, os holandeses Patrick Kluivert e Ruud van Nistelrooy e o gaulês Thierry Henry.

Excetuando as fases finais, Robbie Keane é o líder, pois todos os seus 21 golos em Europeus foram apontados em qualificação: cinco em 2000, dois em 2004, quatro em 2008, sete em 2012 e três em 2016.

Keane soma mais um tento em qualificação do que Sukur, dois em relação a Tomasson e três face a Koller e ao espanhol Raul Gonzalez. Cristiano Ronaldo conta 16.