A seleção portuguesa de futebol pode assumir na sexta-feira o primeiro lugar do Grupo I de qualificação para o Euro2016, mas para isso tem que vencer um "atrevida" Arménia, que tem vido a ganhar protagonismo nos últimos anos.

Em caso de triunfo no Estádio Algarve, e de um empate entre Sérvia e Dinamarca, em Belgrado, Portugal assume a liderança do agrupamento e fica mais perto do apuramento direto para a fase final da prova, que vai decorrer em França.

Depois da motivadora vitória em Copenhaga (1-0), a seleção portuguesa, agora comandada por Fernando Santos, tem pela frente uma Arménia que recentemente começou a “ameaçar” os “grandes” do futebol europeu.

Apesar de estar no último lugar do Grupo I, a formação liderada pelo suíço Bernard Challandes empatou na receção à Sérvia (1-1) e perdeu na Dinamarca por 2-1, num encontro em que chegou a estar a vencer.

Num historial de quatro jogos com a Arménia, a seleção lusa venceu sempre em território nacional, com algum "sofrimento" à mistura, mas nunca festejou um triunfo em Erevan, onde somou dois empates.

No último confronto, em 2007, realizado em Leiria e em plena fase de apuramento para o Euro2008, Portugal alcançou uma magra vitória por 1-0, com um golo de Hugo Almeida, num encontro em que participaram Bruno Alves, Bosingwa, Nani, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo, únicos “sobreviventes” nesta convocatória do selecionador português.

No Estádio Algarve, numa partida que está agendada para as 19:45, Portugal deverá apresentar um "onze" com a inclusão de um ponta de lança (Hélder Postiga ou Eder), enquanto os estreantes Tiago Gomes e Raphael Guerreiro vão lutar por um lugar na posição de lateral esquerdo.

A alerta maior desta seleção arménia vem sobretudo da fase de qualificação para o Mundial2014, em que chegou mesmo, a certa altura, a sonhar com uma presença inédita, e mais que inesperada, no Brasil.

Nessa altura, a Arménia "chocou" a Dinamarca, ao golear em Copenhaga por 4-0, e juntou a esta campanha um empate a dois golos em Itália, uma vitória na República Checa (2-1) e outra na receção à Bulgária (2-1).

O médio ofensivo Mkhitaryan, que aos 25 anos atua nos germânicos do Borussia Dortmund, e o guarda-redes Roman Berezovsky, que aos 40 anos continua a defender a baliza da sua seleção e do Dínamo Moscovo, são as principais figuras da Arménia.