A Ucrânia deu hoje um passo importante para se qualificar para o Europeu de futebol de 2016, ao vencer por 2-0 na receção à Eslovénia, em jogo da primeira mão dos ‘play-offs’ de acesso à fase final.

O avançado Andriy Yarmolenko inaugurou o marcador para a seleção anfitriã aos 22 minutos, cabendo a Yevhen Seleznyov fechar a contagem aos 54, num encontro antecedido de um minuto de silêncio em memória das vítimas dos atentados terroristas em Paris.

A Ucrânia dominou o encontro realizado em Kiev e poderia até ter obtido um triunfo mais volumoso, não acusando as ausências de vários jogadores influentes, como o médio Rotán, lesionado, o defesa Kucher e o médio Stepanenko, ambos devido a suspensão.

A seleção ucraniana parece bem encaminhada para quebrar a ‘maldição’ nos ‘play-offs’, nos quais foi afastada de cinco grandes competições internacionais (Europeus e Mundiais) desde 1991, uma das quais pela própria Eslovénia, na corrida ao Euro2000.

A Eslovénia apenas conseguiu contrariar a superioridade dos anfitriões nos minutos seguintes ao golo inaugural, mas a Ucrânia rapidamente retomou o controlo das operações, graças à ação de Yarmolenko e do médio Yevgueni Konoplyanka.

O guarda-redes Handanovic foi mesmo o principal responsável pelo facto de a seleção eslovena ter ‘apenas’ de recuperar de uma desvantagem de dois golos no jogo da segunda mão, na próxima terça-feira, em Maribor.

Na Eslovénia, a equipa ucraniana procura evitar a sorte que conheceu na última grande campanha, na qual se impôs por 2-0 na receção à França – organizadora Euro2016 -, mas acabou por perder por 3-0 na segunda partida e foi afastada da fase final do Mundial2014.