Portugal vai medir forças com a Itália, na final do Europeu de futebol em sub-19, depois de vencer a França por 2-0, na outra meia-final.  O conjunto transalpino, que bateu Portugal 3-2 na primeira fase, foi bem mais eficaz do que os muito perdulários gauleses, que, entre muitas outras oportunidades, atiraram duas bolas aos postes.

Christian Capone (27 minutos) e Moise Kean (30) materializaram a eficácia dos italianos, que assim 'vingaram' a final de 2016, na qual foram goleados 4-0 pelos gauleses, que contavam com Mbappé, uma das principais figuras da atual campeã mundial.

O azar dos franceses com a trave começou com Sarr (15) e prosseguiu com Cuisance (41), de livre direto, que acertou também na estrutura da baliza.

Bem mais eficaz foi Christian Capone, que, sem marcação, atirou a contar na área, dando o melhor seguimento a solicitação da direita.

O seu opositor ainda nem se tinha recomposto da contrariedade, injusta, quando, aos 30, Kean surgiu isolado em rápido contra-ataque, atirando entre as pernas do guarda-redes – logo a seguir, o avançado passou por Diouf e um defesa, porém, apertado, não acertou com a baliza deserta.

No segundo tempo, a França dispôs de ocasiões suficientes para voltar à discussão do resultado, mas revelou, novamente, uma falta de eficácia invulgar – quando acertava na baliza, Plizzari esteve sempre seguro entre os postes.

Na outra meia-final, os comandados de Hélio Sousa golearam a Ucrânia por 5-0, com os golos a serem marcados em menos de meia hora. Esta foi a 26.ª final de uma grande competição internacional ao futebol português, a mais saborosa das quais foi atingida em 2016 pela equipa principal, que se sagrou campeã europeia.

Portugal já garantiu um lugar no Mundial de sub-20 do próximo ano, tal como a Itália, França, Ucrânia e Noruega.

A seleção portuguesa procura alcançar o quarto título europeu no escalão, depois dos conquistados em 1961, 1994 e 1999.

A equipa das 'quinas' conquistou três troféus, o primeiro referente ao Torneio Internacional de Juniores e os outros dois na categoria de sub-18. Desde que, em 2002, a prova passou a ser de sub-19, Portugal perdeu as finais de 2003, 2014 e 2017.

A final do Europeu de sub-19 vai ser disputada em Seinajoki, na Finlândia, no domingo, a partir das 17:30 (hora em Lisboa).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.