Portugal apurou-se para a final do Euro sub-19, depois de golear a Noruega por 5-0 em jogo disputado em Paola, Malta.. A equipa portuguesa vai ficar a aguardar pelo adversário na final, que será conhecido entre a Espanha e a Itália.

Continua a ser impressionante o percurso de Portugal no Europeu de sub-19. A equipa portuguesa demonstrou novamente toda a sua classe no embate frente à Noruega na partida das meias-finais.

Foi um encontro absolutamente retumbante da equipa das quinas, que fez praticamente tudo bem contra o adversário nórdico. Fosse nas triangulações, nas tabelinhas, na forma com atuou com e sem bola. Prova da competência da equipa orientada por Joaquim Milheiro.

A equipa das quinas voltou a vestir o fato de gala e colocou-se rapidamente, durante a partida, a um passo do sonho. Sonho esse que passava pelo apuramento para a grande final.

Equipas

Depois de ter mudado muito frente à seleção de Malta, Joaquim Milheiro voltou às escolhas iniciais, fazendo nove alterações, apenas com Gonçalo Esteves e Gabriel Brás no onze em relação ao último jogo.

O Jogo

O festival luso iniciou-se logo ao minuto 4. Fífia da seleção da Noruega na saída de bola, depois de um atraso para o guarda-redes. Rugland Ree recebeu a bola, mas Gustavo Sá fez a interceção e o 1-0.

Ao minuto 17´, Portugal capitalizou a vantagem. Flataker meteu o braço à bola, depois de um desvio de Rodrigo Ribeiro e foi assinalada grande penalidade. Na conversão Hugo Félix bateu para a direita do guarda-redes e fez o 2-0.

Mas Portugal não desarmava e a equipa lusa voltou a estar próxima do golo por Rodrigo Ribeiro, mas o jogador luso permitiu o corte dos jogadores noruegueses.

Mas diz o ditado, tanto bateu até que furou! O 3-0 chegou ao minuto 31´, e Portugal podia respirar. Cruzamento de Martim Marques na esquerda, um jogador norueguês cortou, na luta pelo ar, Gustavo Sá ganhou de cabeça, e Rodrigo Ribeiro, frio, desviou do guarda-redes para o 3-0.

A Noruega só criou perigo já próximo do intervalo, num lance de Roaldsoy, que acabou por não ter continuidade na finalização.

Portugal chegava ao intervalo a ganhar por 3-0, e praticamente com a final no bolso. Joaquim Milheiro fez várias alterações na equipas das quinas, retirando de campo Nuno Félix e Gonçalo Esteves, jogadores que estavam em risco e amarelados. Contudo, a equipa portuguesa não perdeu intensidade.

Os lusos voltaram a estar próximos do golo por intermédio de Carlos Borges, num remate forte, com a bola a embater no relvado, mas Rugland Ree defendeu. Portugal ainda marcou mais dois golos até final. Aos 66´, Rodrigo Ribeiro bisou, depois de finalizar ao segundo poste de cabeça.

O quinto golo surgiu por intermédio de Carlos Borges. Jogada de entendimento da seleção portuguesa, com Carlos Borges a finalizar depois de servido por Rodrigo Ribeiro.

Portugal, que venceu o Europeu sub-19 em 2018 e foi finalista derrotado em quatro ocasiões (2003, 2014, 2017 e 2019), vai defrontar no jogo decisivo, agendado para domingo, o vencedor do confronto entre a Espanha e a Itália.