Pedro Mendes, lesionado, e Ivo Pinto, atraso no voo, foram as ausências do primeiro treino da seleção portuguesa de sub-21, que está a preparar o último encontro da fase de qualificação para o Europeu de futebol da categoria.

O central "leonino", que se lesionou no jogo de sábado entre o Sporting B e o Marítimo B, apresentou queixas devido a um traumatismo no pé direito e efetuou apenas tratamento, esperando-se que possa regressar aos treinos nos próximos dias.

Quanto ao defesa dos romenos do Cluj, não participou no treino devido a um atraso no voo da Roménia para Portugal, mas deverá chegar durante o dia de hoje, estando prevista a sua participação no treino de terça-feira, às 09h30, no Centro de Estágios de Rio Maior, onde a equipa nacional está a preparar o jogo com a Polónia até sexta-feira, 7 de setembro.

O treino de hoje consistiu essencialmente em trabalho de recuperação dos jogadores mais utilizados e na realização de um jogo em espaço reduzido para os menos utilizados.

A partida com os polacos é o derradeiro encontro do Grupo 6 de qualificação para o Campeonato da Europa, que se realiza no próximo ano, em Israel. A partida está marcada para 10 de Setembro, às 17h30, em Gdynia, na Polónia.

Em caso de vitória, os sub-21 de Portugal somarão 17 pontos e garantem, no mínimo, o segundo lugar do grupo, que também pode garantir a presença no "play-off" de qualificação.

No entanto, Portugal tem de aguardar pelos resultados da Rússia, que ocupa o segundo lugar do grupo, com menos um ponto do que a seleção portuguesa, mas que ainda vai realizar duas partidas: no dia 6 de Setembro, em casa, frente à Polónia, e no dia 10, também em casa, frente à Moldova, atual última classificada. Se os russos vencerem os dois jogos, somam 19 pontos, garantindo o primeiro lugar do grupo-