O defesa-central do Sporting Gonçalo Inácio regressou hoje aos convocados da seleção portuguesa de futebol sub-21, enquanto o médio do FC Porto Vítor Ferreira voltou a ascender à equipa principal das 'quinas’.

A equipa orientada por Rui Jorge, vice-campeã europeia, vai concluir em junho a fase de qualificação para o torneio continental Roménia/Geórgia2023, com três encontros do grupo D, que lidera: fora de casa com a Bielorrússia (04 junho) e o Liechtenstein (07 junho) e, em Barcelos, diante da Grécia (11 junho).

“Relativamente aos jogadores em concreto, são mais dois (Gonçalo Inácio e Tiago Djaló), que são deste espaço (sub-21). Podem, por vezes, ir ao espaço mais acima (seleção ‘A’). Sabem que é a vida deles. Estão sempre dependentes das opções superiores, mas acredito que vão chegar aos sub-21 e demonstrar aquilo que os fez ir acima”, afirmou o treinador.

Na conferência de imprensa de apresentação da convocatória, na Cidade do Futebol, em Oeiras, Rui Jorge sublinhou o momento particular do calendário, uma vez que há atletas que ainda estão em competição e outros que já se encontram de férias.

“O campeonato da Bielorrússia está a decorrer. Está numa fase diferente da nossa, não está a terminar. Acredito que vão chegar em boas condições e criar-nos dificuldades”, disse.

O selecionador dos sub-21 prometeu o mesmo empenho nas restantes três partidas desta fase de apuramento, independentemente dos adversários.

“Em relação à qualidade individual dos jogadores não há comparação possível. Mas, como sempre, no futebol é uma questão de o provarmos. Não adianta muito dizer que temos uma qualidade superior e, depois, chegar ao campo e não o demonstrar”, concluiu.

Portugal lidera o agrupamento, com 19 pontos, seguida da Grécia, que tem 17 e foi goleada por 4-0 quando recebeu Portugal, em 29 de março.

Lista dos 26 convocados:

- Guarda-redes: Celton Biai (Vitória Guimarães), Gonçalo Tabuaço (Estrela Amadora) e Samuel Soares (Benfica).

- Defesas: Alexandre Penetra (Famalicão), Eduardo Quaresma (Tondela), Gonçalo Inácio (Sporting), João Mário (FC Porto), Nuno Tavares (Arsenal, Ing), Rafael Rodrigues (Benfica) e Tiago Djaló (Lille, Fra).

- Médios: Afonso Sousa (Belenenses SAD), André Almeida (Vitória Guimarães), Fábio Vieira (FC Porto), Fábio Carvalho (Fulham, Ing), José Carlos (Varzim), Paulo Bernardo (Benfica), Tiago Dantas (Tondela) e Vasco Sousa (FC Porto).

- Avançados: David da Costa (Lens, Fra), Fábio Silva (Wolverhampton, Ing), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (Benfica), Gonçalo Borges (FC Porto), Henrique Araújo (Benfica), Pedro Neto (Wolverhampton, Ing) e Vítor Oliveira (Sporting Braga).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.