A Inglaterra venceu hoje o seu jogo no Europeu de futbol de sub-21 e continua muito bem lançada para chegar às meias-finais do torneio que está a decorrer na Polónia, ao comandar o grupo A.

O 2-1 dos ingleses aos eslovacos, em Kielce, é especialmente interessante para os britânicos, porque a Eslováquia vinha de uma vitória sobre a anfitriã Polónia.

Melhoraram hoje os polacos, com um empate 2-2 com a Suécia - arrancado em tempo de descontos, de grande penalidade. Não ficam ainda eliminados, mas dificilmente chegarão às meias-finais.

A Inglaterra vai comandando, com quatro pontos, contra três da Eslováquia, dois da Suécia e um apenas da Polónia.

Em Lublin, a Suécia dominou territorialmente a partida e esteve na frente até ao minuto 90, quando Flip Dagerstall fez um penalti totalmente desnecessário (derrube por puxão de Piątek), que Kownacki rematou para golo, aos 90+1 minutos.

Łukasz Moneta adiantou o marcador, aos seis minutos, mas, depois, a Suécia tomou conta do jogo e fez a reviravolta - golos de Carlos Strandberg, aos 36, e de Jacob Une-Larsson, aos 41.

Apenas na reta final, a Polónia evitou a eliminação precoce de uma competição de formato invulgar - são três grupos de quatro equipas com apuramento para as meias-finais a ser garantido para os vencedores e o melhor segundo.

Em Kielce, o jogo foi muito equilibrado e a Inglaterra acabou por ser mais afortunada. Chrien abriu o marcador para a Eslováquia com um excelente cabeceamento, após o que Mawson empatou para a Inglaterra, no início do segundo tempo (50), antes de Nathan Redmond garantir o triunfo depois da hora de jogo (61), com num remate que ainda sofreu um ligeiro desvio.

O torneio prossegue na terça-feira, com o grupo B e um promissor Portugal-Espanha, as duas seleções que ganharam no primeiro dia. Os derrotadas da primeira jornada, Sérvia e Macedónia, jogam entre si.