Não falta talento à seleção portuguesa de sub-21, que vai à República Checa com o sonho do título europeu, mas o problema do costume ainda não está plenamente resolvido: continua a faltar algum espaço para os jovens nos principais clubes portugueses.

Representado por cinco jogadores que atuaram regularmente na equipa A durante a última temporada, o Sporting surge como feliz exceção. Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, William Carvalho, João Mário e Carlos Mané foram apostas frequentes de Marco Silva. A esta lista acrescem dois jogadores que pertencem aos quadros dos 'leões' e que 'rodaram' em clubes do primeiro escalão: Iuri Medeiros, que jogou no Arouca, e Ricardo Esgaio, que alinhou na Académica.

Quanto aos outros dois 'grandes' de Portugal o cenário não parece tão animador para os miúdos. No FC Porto, apenas Rúben Neves conseguiu ser aposta regular. Ricardo Pereira e Gonçalo Paciência também foram integrados no plantel principal, mas ainda não conseguiram ultrapassar os nomes internacionais de maior craveira do plantel portista. Os 'dragões' estarão, ainda assim, satisfeitos com a prestação do emprestado Tozé no Estoril.

No que toca ao bicampeão Benfica não há casos dignos de grande nota. O guarda-redes Bruno Varela atuou na equipa B e Ivan Cavaleiro teve de rumar a Espanha, mais precisamente ao Deportivo, para ter as oportunidades que reclamava. Consta que até pode ficar pela Corunha em definitivo, num processo semelhante ao de dois sub-21 'made in' Seixal: João Cancelo e Bernardo Silva. O lateral e o médio foram emprestados ao Valência e ao Mónaco, respetivamente, e acabaram por lá ficar. Ao contrário do que se verifica nos rivais, e talvez pela tal perspetiva de encaixes financeiros significativos a curto/médio prazo, não há nestes sub-21 qualquer jogador do Benfica que tenha 'rodado' em outros clubes portugueses.

Saindo do espetro dos 'grandes', e olhando apenas para jogadores que pertencem aos quadros de clubes portugueses, destacam-se vários nomes: Frederico Venâncio foi aposta regular no Vitória de Setúbal, Rafa brilhou no Sporting de Braga - deve dar o salto este verão - e Sérgio Oliveira destacou-se no meio-campo do Paços de Ferreira, tendo conquistado o regresso ao Dragão. O guardião José Sá atuou regularmente no Marítimo B e foi ocasionalmente chamado a jogo pela equipa principal.

Apesar dos bons indicadores, há ainda muitos casos de jogadores que se viram forçados a abandonar o país para subirem nas suas carreiras. Não serão propriamente os casos do guarda-redes Daniel Fernandes (Osnabruck da Alemanha) e do lateral Raphael Guerreiro (Lorient de França), que ainda não chegaram a deixar os países onde nasceram e cresceram, mas sim de nomes como Tiago Ilori (Liverpool, emprestado ao Bordéus), Ricardo Horta (Málaga) e os ex-Benfica Bernardo e Cancelo.

O cenário está longe de ser desolador, mas haverá certamente nomes nesta lista com qualidade suficiente para representarem um dos três 'grandes' de Portugal. Basta-lhes vontade, boas prestações na República Checa e o aval de Rui Vitória, Julen Lopetegui ou Jorge Jesus.

Lista de convocados para o Europeu de sub-21*:

Guarda-redes: Bruno Varela (Benfica), Daniel Fernandes (Osnabruck) e José Sá (Marítimo);

Defesas: Frederico Venâncio (Vitória FC), João Cancelo (Valencia), Paulo Oliveira (Sporting), Raphael Guerreiro (Lorient), Ricardo Esgaio (Académica), Tiago Ilori (Bordéus) e Tobias Figueiredo (Sporting);

Médios: Tozé (Estoril), Bernardo Silva (Mónaco), Mário (Sporting), Rafa (Sporting de Braga), Rúben Neves (FC Porto), Sérgio Oliveira (Paços de Ferreira) e William Carvalho (Sporting);
Avançados: Carlos Mané (Sporting), Gonçalo Paciência (FC Porto), Iuri Medeiros (FC Arouca), Ivan Cavaleiro (Deportivo), Ricardo Pereira (FC Porto) e Ricardo Horta (Málaga).

*Clubes representados na última temporada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.